Educação Financeira: O Que É e Como Alcançar Metas

Escrito por

Educação financeira é o que precisamos para fazer a economia doméstica funcionar. Cada vez mais entendemos sua importância básica, de modo que um número crescente de escolas tem incluído o assunto no currículo dos alunos. Entenda melhor o que é a educação financeira e como alcançar suas metas.

O Que É a Educação Financeira

A educação financeira busca a segurança econômica da família ao mesmo tempo em que mantém uma boa qualidade de vida para todos. Portanto, não se trata apenas de aprender truques para cortar gastos ou acumular dinheiro.

Trata-se de usufruir da vida e ao mesmo tempo possuir garantias para possíveis imprevistos.

Na base disso tudo está a ideia de que o dinheiro não foi feito para ser gasto indiscriminadamente. Na verdade ele existe para trabalhar por você, e não o oposto disso.

Logo, a educação financeira visa a cultivar hábitos que possibilitarão isso.

Ela é especialmente importante numa cultura baseada no consumismo. O imediatismo e o status oferecidos pelas compras não agregam renda. Assim, todos nós nos endividamos.

Como Traçar suas Metas

dinheiro no bolsoEstabeleça limites de gastos para cada categoria da sua vida é um excelente começo. Eles precisam ser bem definidos, de forma realista.

Uma ótima forma de manter tudo sob controle em tempo real, ou seja, na mesma hora em que você pagar uma conta ou uma compra, é instalar apps de controle financeiro no seu celular.

Então você estará continuamente informado sobre suas finanças.

Dicas para Fazer a Educação Financeira Funcionar

A educação financeira é a melhor forma de mudar sua mentalidade sobre dinheiro. Para te ajudar, mencionamos aqui algumas ideias que serão de grande ajuda.

Leve a sério a história de poupar dinheiro. Para isso acontecer, programe um valor mensal para colocar num fundo de investimento e esquecer dele. No mínimo 10% da sua renda.

O futuro não é incerto. O futuro é feito de resultados.

Não gaste mais do que você precisa. Se é hora de realmente ir às compras, pesquise preços antes. A internet é uma grande aliada. Muitas vezes o valor de um objeto é bem menor se encomendar online do que ir a uma loja física.

Torne-se fã dos descontos e das liquidações. Analise produtos similares, mas de empresas diferentes, onde a diferença de preço faça valer a pena mudar de marca.

Na hora de sair para comer, verifique sites de compras coletivas ou atenda a lugares que ofereçam promoções. Muitos restaurantes realmente bons oferecem grandes descontos em dias úteis, com seus pratos executivos de almoço.

Nos apps de entrega de restaurantes fica ainda mais fácil. Eles possuem listas de estabelecimentos com descontos, entrega grátis ou cupons para serem usados num pedido.

No mais, nunca desista. Persista: sua mentalidade não vai mudar de um dia para o outro. Consumir não é pecado; consumir errado sim.