O horário de verão foi criado para economizar energia elétrica. O objetivo é aproveitar a luz natural que os dias mais longos proporcionam. No entanto muitas vezes o calor não nos deixa outra alternativa senão ligar ar-condicionado. Além de exigir, de freezers e geladeiras, consumo extra de energia para manter os alimentos bem resfriados. Veja como reduzir ao máximo o aumento na conta de luz.[clear]
Aqui sugerimos a combinação de duas medidas gerais: tirar máximo proveito do calor para algumas funções; e ao mesmo tempo utilizar com inteligência eletrodomésticos que ajudam a resfriar ambientes e alimentos.
[h2 type=”2″ width=””]Use o Ar Condicionado e Economize![/h2]
Aqui a ideia principal é aproveitar ao máximo o vento fresco produzido pelo aparelho.
Lembre-se sempre de fechar portas e janelas, de modo a evitar que o ar frio escape. Toda vez que isso acontece o ar condicionado gasta mais energia para manter a temperatura ambiente baixa.
Evite acionar os aparelhos de ar condicionado de dois cômodos vizinhos ao mesmo tempo. Ao invés disso, ligue apenas um deles e mantenha aberta a porta que liga um espaço ao outro, de modo que o ar resfrie-os progressivamente.
Essa dica é especialmente valiosa na hora de dormir. Ligue o aparelho de um dos quartos apenas. Feche as portas dos banheiros, para que o ar frio seja totalmente canalizado para o outro quarto.
Se essa medida for ineficiente e o calor continuar insuportável, talvez seja a hora de considerar arrumar colchões no chão do quarto principal e colocar a família toda para dormir num só cômodo.
Um truque para evitar uma noite inteira de ar-condicionado é deixa-lo ligado por cerca de meia-hora antes de ir dormir, de modo a resfriar o quarto. Na hora de se deitar, desligá-lo e acionar um ventilador.
Lembre-se, ainda, de manter os filtros do aparelho sempre limpos. A sujeira impede a circulação do ar e aumenta o consumo de energia.
Vale lembrar que os atuais aparelhos de ar condicionado split com inverter gastam muito menos energia que os equipamentos mais antigos.
[h2 type=”2″ width=””]Como Economizar Eletricidade Usando o Ventilador[/h2]
Os de teto consomem o dobro de energia dos menores, de tomada. Prefira-os.
[h2 type=”2″ width=””]Economia de Energia e o Chuveiro Elétrico[/h2]
Às vezes o calor é tão intenso que é possível desligar o aquecimento do chuveiro elétrico e ainda assim tomar um banho morno durante o verão, especialmente no fim do dia, quando a água passou horas esquentando em canos e reservatórios.
Se o aquecimento da água ainda for necessário, feche o chuveiro quando estiver se ensaboando e não ultrapasse seis minutos de banho.
Use somente a resistência original de seu chuveiro elétrico – gambiarras podem danificar o aparelho, sem contar que exigem mais energia elétrica para fazê-lo funcionar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Uso econômica da Geladeira[/h2]
Fogão e geladeira devem ficar distantes: a geladeira precisará consumir mais energia para manter os alimentos frios se estiver sempre exposta ao ar quente do fogão.
Aliás, quando fizer um lanche, retire todos os itens de uma só vez da geladeira. Evite ficar abrindo e fechando. E não coloque alimentos ainda quentes lá dentro.
Por fim, cheque a vedação das portas, para se assegurar de que o ar gelado não está escapando.
[h2 type=”2″ width=””]Secadoras[/h2]
Vale lembrar que secadoras de roupa se tornam totalmente dispensáveis nesta época do ano!
Se for necessário, instale um varal extra e aproveite o calor e a luz do sol para secar a roupa lavada.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Ferro de Passar Roupa[/h2]
Acumule o máximo possível de roupas e passe tudo de uma só vez: assim você economiza em aquecimento inicial, que é o que mais consome energia quando o assunto é ferro elétrico.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Secador de Cabelos[/h2]
Utilize o secador de cabelos apenas quando for se arrumar para uma ocasião especial. No mais, eles secarão rapidamente com o calor.
[h2 type=”2″ width=””]Microondas[/h2]
Os alimentos descongelarão muito mais rapidamente durante o verão. Logo não utilize o microondas para este fim.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Dicas que ajudam a economizar eletricidade[/h2]
- Chegou a hora de tirar férias? Desligue a chave geral da casa antes de viajar;[space]
- Durante as férias as crianças e adolescentes também ficam mais em casa, o que pode se traduzir na maior utilização de jogos eletrônicos e computadores. Eduque-os para desligar os monitores quando terminarem de jogar;[space]
- Sempre prefira eletrodomésticos com selo Procel;[space]
- Na hora de estudar, prefira spots de luz ao invés de iluminação central, que é mais cara e menos eficiente para esse fim;[space]
- Troque todas suas lampadas por led.[space]
- Pinte as paredes com cores claras, que reflitam a luz;[space]
- Abra cortinas e persianas: deixe a luz entrar na casa;[space]
- Evite colocar vidros coloridos ou canelados nas suas janelas: eles escurecem mais o ambiente.
[h2 type=”2″ width=””]Evite Fuga de Energia e Economize na Conta de Luz[/h2]
Um vazamento de energia pode aumentar a conta em até 30%. Emendas mal feitas, frouxas, fios desencapados, mal torcidos, etc.