E-Readers: Leia Livros Digitais com Alta Qualidade

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/e-readers-leia-livros-digitais/ Escrito por

E-readers são leitores digitais, ou seja, equipamentos portáteis que permitem baixar e armazenar livros eletrônicos e lê-los em qualquer lugar. Saiba mais sobre eles.

Os e-readers são aparelhos eletrônicos muito particulares. Seu sistema operacional é único, totalmente dedicado ao upload, armazenamento e leitura de livros digitais.
Ou seja, são fundamentalmente diferentes de celulares, tablets e computadores, que são multifuncionais.

Seu grande sucesso se deve à possibilidade de ler seus livros preferidos sem precisar carregá-los fisicamente, o que se traduz em falta de espaço e peso extra na bolsa.

Outro enorme atrativo é que o preço por livro é menor do que a versão impressa, já que não gasta papel e outros insumos para existir.

E-Readers ou Tablets?

kindleTablets e smartphones já contam com aplicativos que simulam a operação de um e-reader, gerando bibliotecas digitais e possibilitando a leitura dentro de um formato similar.

No entanto, o e-reader ainda assim possui vantagens. Sendo exclusivos para a leitura, você não se distrai com o apelo de outros aplicativos. Além disso, são totalmente adaptados para que a experiência de leitura seja a mais confortável possível.

Por conta da otimização do aparelho a esse conforto, e o fato de não ser compartilhado com outras funções, a bateria do e-reader tende a durar muito mais.
Além disso, muitos modelos possuem dimensões e pesos intermediários entre um celular e um tablet. Ou seja, são perfeitos para carregar na bolsa, na mochila ou mesmo em bolsos grandes.

Tela dos E-Reades

O e-reader é totalmente adaptado para uma leitura confortável, rica e prática

O primeiro grande trunfo funcional do e-reader é que a luminosidade emitida pela tela é moderada – especialmente regulada para não danificar o aparelho visual da pessoa enquanto ela lê, mesmo que por um tempo prolongado.
Sob sol intenso ou no quarto escuro, é sempre possível ler sem problemas. A luminosidade e a definição das letras nunca ficam comprometidas.

A própria textura da tela é ligeiramente granulada, simulando a superfície das folhas de papel dos livros.

Todas as imagens são monocromáticas, em tons de cinza. Quanto maior a possibilidade de tons, mais legível será o texto.

Upload e Armazenamento de Livros e Outras Publicações

O e-reader é capaz de baixar não apenas livros digitais como também jornais e revistas. Praticamente todas as editoras de natureza jornalística oferecem seus produtos para serem lidos nesses aparelhos.

Eles vem com placa de rede wi-fi, permitindo que você baixe o conteúdo desejado diretamente de aplicativos de e-commerce. Ou mesmo do site da editora que lança a publicação.
O wi-fi também dispensa o uso de cabos se você desejar transferir o livro da memória do seu PC para o e-reader.

Eles também vem com cartões de memória para que você armazene as publicações e os guarde em outro lugar quando a memória estiver cheia, liberando o lugar para um novo cartão.

Mas o próprio equipamento possui uma memória própria, de modo que guarde os conteúdos sem a necessidade de cartões. Contudo, o número de livros que cabem em 8GBs de uma marca pode ser diferente em outra.
Portanto, não se atenha unicamente a essa característica. Procure saber a quantidade média de conteúdos que o aparelho é capaz de manter.

Lembre-se sempre de que publicações com muitas ilustrações ocupam mais espaço.

Características Especiais dos E-Readers

Por mais racional que sejam, os e-readers permitem aquele pequeno caos ao qual muitos leitores apelam na hora da leitura, como anotações de pé de página ou marcação de frases com canetas coloridas.
Tudo isso, é claro, de uma forma muito organizada!

Você pode utilizar uma canetinha especial para marcar trechos ou escrever comentários na própria tela. O aparelho registra tudo isso e faz uma associação com a página aonde a atividade ocorreu.

O tamanho das letras também podem ser ajustadas à necessidade do leitor. Uma ótima notícia para aqueles que sofrem problemas de visão.

Muitos textos possuem hiperlinks que levam a outras páginas do mesmo livro ou até mesmo para conteúdos externos (incluindo ilustrações e vídeos), de modo a expandir seu entendimento.

E e-readers também podem emitir o som de audio books, aqueles que são escutados com fones a partir de uma leitura gravada ao invés de lidos.