A função principal dos lubrificantes é reduzir o atrito entre duas superfícies em contacto com movimento relativo, além de realizarem outras funções primordiais para o eficaz funcionamento dos equipamentos: vedar, refrigerar, proteger, limpar.

O óleo mais escuro é também mais grosso?

Este é outro conceito errado.
O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

Por que o óleo de motor fica escuro com o uso?

Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor.

Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo.

É verdade que o óleo de motor deve ser claro e o óleo de engrenagem escuro?

É comum se ter esta opinião, no entanto ela não é correta.
Os óleos lubrificantes são formulados misturando-se básicos e aditivos e a sua cor final dependerá da cor do básico e do aditivo que forem empregados na sua formulação.
Além disso, a cor não tem nenhuma influência no desempenho do óleo.

Escuto dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. Isto é verdade?

Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido.
É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, com carros de passeio, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto.
É bom ressaltar que carro novo consome óleo.

O filtro de óleo também deve ser trocado? Quando?

Sim. O óleo, com seus aditivos detergentes/dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor.

Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas e as menores continuam em suspensão no óleo.

Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo podendo causar falhas na lubrificação.

A situação se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor.

O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta do “Manual do Proprietário”.

Normalmente, ela é feita a cada duas trocas de óleo. Porém, já existem fabricantes que recomendam a troca do filtro a cada troca do óleo.

Uma boa dica é trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo.
Mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, e limpo, e o mesmo seja eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação liquida, que são fatores que contribuem para a degradação do óleo.

O óleo e os filtros (de ar, óleo e combustível ) precisam, então, serem trocados em intervalos adequados recomendados pelo manual de seu veículo. Consulte-o sempre.

Aditivos

Compostos químicos que se incorporam em pequenas quantidades, aos óleos base para se obter um lubrificante final com as características e prestações desejadas.

– aditivos preventivos: para preservar o motor e prevenir o seu desgaste

– aditivos curativos: para limpar em profundidade e restaurar as performances