Gordo: Termo utilizado para qualificar os vinhos untuosos e deslizantes devido ao teor elevado de glicerina que contêm

Jovem: Uma grande parte dos vinhos devem ser bebidos jovens, altura em que apresentam maior vivacidade e têm um aroma e sabor frutado.
A grande maioria dos vinhos brancos e uma parte considerável dos tintos devem beber-se com menos de cinco anos de idade.

Limpidez: Qualidade particularmente apreciada pelo consumidor, mas que coloca ao produtor um problema de difícil resolução já que cada operação necessária para assegurar a tão desejada limpidez faz perder ao vinho um pouco de seu aroma e do seu bouquet.

Nobre: Diz-se de um vinho que apresenta qualidades ímpares.

Magro: Termo que designa um vinho com fraco teor alcoólico, tênue aroma e bouquet insuficiente.

Persistente: Diz-se do vinho cujas sensações gustativas permanecem agradavelmente nos nossos sentidos. É, em geral, um excelente vinho.

Pesado: Termo que designa um vinho desequilibrado, caracterizado por um elevado teor alcóolico e por vezes também demasiado rico em tanino, o que mascara totalmente quer o aroma quer o bouquet, admitindo que existam.

Picado: Diz-se do vinho que tem excesso de acidez e denota um sabor a vinagre.

Pleno: Vinho harmonioso, bem equilibrado, rico em álcool, agradavelmente encorpado. É sempre um excelente vinho.

Quente: Vinho rico em álcool. Dele se diz que aquece o corpo.

Quinta: Termo utilizado para vinhos com direito a usarem a designação D.O.C.
É o equivalente às designações francesas de “château” e “domaine”.

Redondo: Vinho harmonioso, suficientemente rico em álcool e em glicerina e sem excesso de acidez. É sempre um vinho excelente.

Robusto: Diz-se de um vinho que nos dá a impressão de se impor, vigoroso, rico em álcool que enche a boca.

Rolha: Gosto que poderá ser detectado quando da prova, que consta de um nítido sabor a cortiça e é transmitido pela utilização na garrafa de uma rolha com defeito.

Seco: Termo utilizado para designar os vinhos brancos que não têm açúcar. Na realidade pode-se considerar seco um vinho que contém 1 ou 2g por litro, já que a impressão de açúcar so aparece a partir dos 5g por litro para a maior parte dos consumidores.

Suave: Vinho de perfume delicado, de grande macieza, só possível em vinhos excelentes.

Velho: Em geral são considerados “velhos” os vinhos cuja idade está compreendida entre os 5 e 15 anos de idade.
O envelhecimento diminui a aspereza do vinho e liberta o bouquet.

V.Q.P.R.D.
– Classificação européia a que devem obedecer os vinhos de qualidade e que significa Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada.
Na categoria superior estão os vinhos de Denminação de Origem Controlada ( D.O.C.), depois os vinhos com indicação de Proveniência Regulamentada (I.P.R.)