6 Melhores Dicas para Dominar a Impressão 3D

Escrito por

A impressão 3D é um ramo que vem tendo crescente demanda de profissionais nos últimos anos. E, acredite, por ser um ramo novo, a possibilidade de crescimento é muito alta e pode ser uma chance única na vida para aproveitar. Para te ajudar com isso, separamos abaixo as 6 melhores dicas para dominar de uma vez por todas a impressão 3D e sair disparado na frente dos seus concorrentes.

O problema é que por ser um ramo totalmente novo no mercado, a maioria das pessoas fica com muito receio de apostar nele. Isso porque, para comprar uma impressora 3D e começar a imprimir seus modelos, é necessário um investimento no mínimo “razoável”.

Acima desse investimento inicial, é necessário ter coragem para dar o primeiro passo e começar a trabalhar com isso.

Não existe nenhum “guia definitivo” ou uma fórmula para o sucesso. Mas com dedicação e força de vontade, é relativamente fácil conseguir se destacar em um ramo que a grande maioria tem medo de apostar.

Nivele e Calibre a sua Impressora 3D

Para que suas impressões 3D sejam bem-sucedidas, é imprescindível que a sua impressora esteja devidamente calibrada, regulada e nivelada.

Leia o manual de instruções ou solicite ajuda de algum técnico para conseguir deixar tudo certinho antes de começar o seu negócio. Dica: imprima várias peças pequenas de teste e tire medidas delas para ver se estão condizentes com o projeto original.

Apesar de simples, é um excelente passo para imprimir modelos detalhados e precisos.

Projete seus Próprios Modelos

Mesmo que você toque o seu negócio imprimindo modelos de outras pessoas (o que é totalmente plausível), uma hora ou outra acabará passando por situações onde você gostaria de ter um pouco mais de “customização” do seu modelo.

Isso pode ser feito alterando coisas simples como escala de algum objeto até alternando o design inteiro de uma peça por exemplo.

A nossa recomendação aqui é: invista tempo e se dedique a aprender lidar com softwares de modelagem 3D como o Blender (que é de graça). Também o Maya ou até o ZBrush e o CAD 3D (que são pagos).

Pesquise sobre esses programas e pesquise cursos no YouTube ou em plataformas como a Udemy. Busque tutoriais práticos e úteis para você.

Troque Ideias em Fóruns e Grupos

Antes de sair por aí espalhando que domina a impressão 3D mais que qualquer um, pare. Admita. Existem pessoas por aí que já estão a muito tempo trabalhando com modelagens.

Com essa vasta experiência que tem, os conhecimentos delas podem ser de grande valia para você.

Busque em fóruns e grupos no Facebook pessoas tratando desses temas. Elas tem dicas e ensinam pessoas mais leigas como se sobressair em seus nichos de atuação.

Impressão 3D: Opte por Filamentos de Qualidade

Para esse tópico, abordaremos os principais materiais para impressão 3D atualmente: filamentos ABS e PLA.

filamentosEsses foram os nossos escolhidos tanto pela sua popularidade no mercado quanto por serem relativamente baratos. E, por isso, muito recomendados para quem está entrando nesse ramo.

O primeiro apresenta uma flexibilidade maior, com boa relação leveza x equilíbrio. Acaba produzindo peças de maior qualidade com um detalhamento levemente superior que o PLA.

Porém para isso acaba deixando a desejar e sendo menos resistente de modo geral.

Já para o PLA a sua durabilidade é maior e deforma menos após endurecer. É um material biodegradável que libera menos fumaça quando utilizado na impressora.

Aposte em um Bom Nicho de Mercado para a Impressão 3D

Se você está precisando de boas ideias de nichos de mercado que você poderia trabalhar com uma impressora 3D, o site Geek360 escreveu este artigo.

O objetivo é determinar as melhores áreas, mais lucrativas, avaliando os riscos, pontos positivos e negativos de cada um deles. Para que você possa escolher um que se adeque melhor ao seu estilo e gosto pessoal.

Seja Diferente, Seja Melhor

O acabamento é uma parte crucial desse processo como um todo. Dê o destaque adequado ao lixar e deixar o seu produto com uma possível marca registrada.

Mostre ao seu cliente que você se dedicou a entregar o produto da melhor forma possível. Isso fará com que ele te recomende para outras pessoas e aumente a sua visibilidade local.

Como dito anteriormente, é possível imprimir quase qualquer coisa nas impressoras 3D. Isso pode gerar uma revolução no mercado como um todo, já que com tais impressoras você pode possibilitar que o seu cliente customize o produto da forma que ele desejar.

O que o tornará diferente do resto do mercado, fazendo disso o seu diferencial.

Conclusão: Seja Criativo e Tenha Coragem

jaqueta 3d

Jaqueta feita com impressão 3D

Se você se considera uma pessoa criativa, esse ramo de mercado é perfeito para você.

A gama de coisas que se é possível de conseguir com as impressoras 3D certamente impressiona por permitir que você use sua criatividade como bem desejar para produzir todo tipo de protótipos e projetos.

A nossa dica é realmente ficar acompanhando as tendências do mercado e apostar em ideias inovadoras para se destacar.

Autoria: Texto elaborado por Giordano Berwanger do blog Geek 360