Dicas de Manutenção para o seu Laptop

Escrito por

 

Apesar da grande evolução da tecnologia nos últimos anos, comprar um laptop ainda é um grande investimento.

É preciso pesquisar bem para encontrar aquele modelo que atende às suas necessidades e, ao mesmo tempo, se enquadra no valor que você pode investir.

Após a compra, é necessário tomar todos os cuidados para que esse investimento não acabe sendo jogado fora por causa de um uso equivocado.

Para ajudar a manter seu notebook sempre funcionando, trazemos algumas dicas importantes de como manter a manutenção do seu equipamento em dia.

Limpeza Física do seu Laptop

Alguns cuidados, apesar de básicos, são fundamentais para o funcionamento perfeito da sua máquina.

Mantenha-a sempre limpa, utilizando panos leves para retirar a poeira e a gordura residual da pele, que danificam o aparelho.

Evite derramar líquidos e derrubar a máquina no chão. Tome cuidado para não obstruir as vias de ventilação do notebook, o que pode superaquecer os seus componentes, danificando-os. Deixe o equipamento abrigado do sol e da umidade em excesso.

Tendo preocupação com esses cuidados diários e rotineiros, você já evita vários dos principais problemas que acabam estragando os notebooks.

Cuidados com o Software do seu PC

É preciso ter atenção não somente com o hardware (os componentes físicos do computador), mas também com o software (os programas que estão instalados na máquina).

laptopManter seu antivírus sempre atualizado é essencial, pois assim você pode navegar na rede protegido contra programas maliciosos, como vírus, spywares, malwares, entre outros.

Além disso, instalar as atualizações recomendadas pelo sistema operacional também é uma forma eficiente de manter seu notebook protegido e atualizado com drivers de componentes – de áudio e vídeo, por exemplo – e correções de eventuais falhas do sistema.

Assim como as partes físicas da sua máquina, seus arquivos também precisam de uma limpeza periódica. Essa é outra forma de mantê-la funcionando bem, garantindo uma performance de qualidade, com agilidade e velocidade na execução de tarefas.

Para isso, é recomendado desinstalar aqueles programas que há muito você não utiliza ou que são exageradamente pesados – assim, você libera espaço útil no HD do seu notebook e deixa a velocidade de processamento dele mais alta.

O mesmo vale para arquivos velhos: uma limpa ou compactada nas fotos daquela viagem que você nem lembra de ter feito, por exemplo, também irá liberar mais espaço na memória do computador.

Autonomia da Bateria do seu Laptop

Outro item que atrai bastante preocupação de quem tem um notebook é a autonomia da bateria – ou seja, o tempo que você pode utilizar o aparelho sem ter que conectá-lo a uma fonte de energia.

teclado laptopAtualmente, a maioria dos notebooks possui baterias de lítio, o que evita que elas fiquem “viciadas” (quando a bateria carrega somente até certa quantidade e perde grande parte de sua autonomia), derrubando aquele mito de que você só deve colocar o computador para carregar quanto a bateria estiver vazia.

Porém deve-se ressaltar que os fabricantes indicam que a recarga ocorra quando a bateria do notebook estiver com cerca de 20% da sua capacidade, sem esquecer de dar bastante atenção à primeira carga: o recomendado é que ela tenha entre 12h a 24h, porque assim a bateria terá o reconhecimento real da sua capacidade de armazenamento de energia.

E algumas das dicas anteriores também valem para a bateria: não derrame líquidos e evite deixá-la exposta ao sol, grandes temperaturas e umidade muito elevada.

A Importância do Backup

Mas e se, apesar de todos esses cuidados, seu notebook ainda apresentar um mal funcionamento? E se, com isso, a memória dele for afetada e você perca dados?

Bom, é aí que entre outro ponto crucial da manutenção que o usuário mesmo pode fazer em sua máquina: o backup. Ele se trata, basicamente, de uma cópia de segurança dos seus dados e arquivos.

Assim, caso algo ocorra com os arquivos originais – devido a um apagamento acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, quedas de energia etc – você terá uma cópia dessas informações salva no backup.

Seguindo esses passos, você consegue aumentar a vida útil de seu notebook sem perder em performance.

Investindo em um equipamento de qualidade e tendo cuidados com a manutenção dele, é possível utilizar uma mesma máquina durante bastante tempo, fugindo daquela situação cada vez mais comum de ser obrigado a comprar um computador novo periodicamente.

Autoria: Texto elaborado por Humberto Puperi, da Cinco TI.