Não são poucas as pessoas que reclamam que suas impressoras constantemente dão problema.[clear]
Porém, em muitos casos a culpa não é do equipamento, mas sim da falta de manutenção correta aconselhada.
Para evitar que você passe por esse incômodo, listamos algumas dicas práticas para prolongar a vida útil da sua impressora.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidados no Uso Diário da Impressora[/h2]
Mudar alguns hábitos no uso do equipamento pode ajudar a mantê-lo funcionando por mais tempo.
Evite ligar e desligar a impressora com muita frequência: se você a utiliza constantemente, deixe-a ligada mesmo que haja curtos períodos de ócio do equipamento entre uma impressão e outra.
Caso seu uso seja esporádico, mantenha a impressora desligada.
Uma forma de garantir o bom funcionamento da impressora, que não se trata de uma dica de manutenção propriamente dita, é usar um estabilizador, ou nobreak.
Ligando a impressora a um desses equipamentos, ela estará protegida de piques de luz que podem queimar componentes vitais.
[h2 type=”2″ width=””]Atenção com o Papel e Cartuchos da Impressora[/h2]
Certas precauções no uso da impressora irá manter o bom funcionamento do equipamento.
Outra dica é não deixar muito papel na bandeja da impressora, o que diminui o risco de atolamento.
Manter as folhas sempre guardadas, de modo que fiquem protegidas da umidade, também é aconselhável. Coloque-as na impressora apenas quando for imprimir.
Usar as guias da impressora (aquelas pinças) de forma que elas fiquem firmes em relação ao papel, evita que ele atole durante o tracionamento.
Atenção: Caso isso aconteça, não puxe a folha. Ao invés disso, cancele a impressão, desligue a impressora, retire o papel, verifique se as outras folhas estão alojadas de forma correta e volte a ligar a impressora.
Também é preciso ter atenção na hora de comprar e trocar os cartuchos, sejam de tinta ou toner.
Tenha muita atenção com a procedência dos consumíveis, sempre checando se são produtos originais ou, no caso de compatíveis, se são de marcas confiáveis.
Confira sempre se o cartucho ou toner é o indicado para o seu modelo de impressora. E não deixe a tinta acabar para recarregar ou adquirir um componente novo.
Nunca force o carro de impressão: no software do driver da impressora existe um comando específico para expor os cartuchos, proporcionando a sua retirada correta.
Outra dica importante é imprimir algo a cada 15 dias pelo menos: assim você evita o ressecamento das tintas e verifica como está a funcionalidade da impressora.
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza Regular da Impressora[/h2]
Vários dos problemas de funcionamento que uma impressora pode apresentar são evitáveis se uma limpeza correta e regular for feita no equipamento:
- Na parte externa, use um pano macio e umedecido com água, que não solte fiapos, para limpar eventuais resíduos de tinta do gabinete;[space]
- Já para limpar os componentes internos da impressora – como cabeçalho de impressão e cartuchos, por exemplo – você pode usar comandos e ferramentas existentes no sistema operacional do seu computador ou no software que acompanha o driver do equipamento;[space]
- O mesmo processo também pode ser feito para alinhar os cartuchos, o que também é vital para que a impressora tenha um bom rendimento.[space]
Manter a impressora funcionando é fácil se você tomar essas pequenas atitudes e cuidados.
Assim, o seu equipamento não vai te deixar na mão justamente naqueles momentos em que você mais precisa dele.