Dicas de Segurança no Metrô

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/dicas-de-seguranca-no-metro/ Escrito por

O metrô é um dos transportes públicos mais utilizados pela população geral para se deslocar nas grandes cidades. Apesar de serem bem estruturados, é importante estar atento a medidas de segurança pessoal quando passar por ele. Confira nossas dicas.

Evitando Roubos no Metrô

Nos horários de menos movimento,o metrô pode ser seguro. Em geral, as estações são bem policiadas e possuem sistemas de segurança que incluem câmeras.
No entanto, em horários de pico, tais como na primeira metade da manhã e ao anoitecer, é preciso ficar atento.

metroColoque bolsas e mochilas na parte da frente do corpo. Mantenha fechos e zíperes bem fechados. Não coloque carteiras no bolso de trás da calça.
Momentos de embarque e desembarque no trem são os de maior incidência de furtos.

Evite esses horários de grande movimentação se você estiver carregando muitas sacolas: além de diminuir as chances de roubo de itens que você está transportando, você evita apertos e consequentes rasgos nas bolsas, perdendo o que está levando.

Metrô: Cuidado com sua Segurança Física

A frase mais escutada na hora de entrar ou sair de um vagão do metrô é “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” – e não é para menos.
Basta se distrair para tropeçar, derrubando outras pessoas. Ou pior: prender o pé ali e correr o risco do trem começar a se movimentar.

A atenção às faixas amarelas de sinalização são fundamentais. Jamais ultrapasse as que limitam a proximidade da plataforma com o trilho.

Não corra em escadas rolantes ou fixas, principalmente após escutar o sinal de fechamento das portas. Aguarde o próximo trem – eles não demoram para passar novamente. Use o corrimão.

Atenção redobrada com crianças – as suas e as de outras pessoas: elas são campeãs em acidentes no metrô. Sempre dê as mãos pro seu filho.

Coloque-o na sua frente e abrace-o em caso de vagão cheio, para que não saia batendo em outras pessoas e nas paredes com o movimento do trem.

Movimente-se com Respeito e Ajude quem Precisa

metro interiorEvite o empurra-empurra na hora de entrar e sair do trem: você sempre pode pegar o próximo trem, ou sair na próxima estação e voltar uma.

Esses dois momentos são, inclusive, preferenciais para gestantes, idosos, deficientes e adultos com crianças de colo. E não se esqueça de não ocupar os assentos preferenciais dedicados para esse público.

Homens não devem ocupar o vagão para mulheres nos horários indicados. Ninguém devem fumar nas estações e dentro dos vagões. Não sente no chão do trem: isso atrapalha a circulação e a segurança de todos – inclusive a sua.

Sentar no chão dos trens é proibido e compromete sua segurança e dos demais usuários.

Quer escutar uma musiquinha durante a viagem? Utilize fones. Não perturbe o ambiente com som em auto-falantes.

Jamais tente abrir as portas do vagão com o trem em movimento: isso é crime. Também é ilegal andar sobre os trilhos do metrô, a menos que ele precise ser evacuado. Então siga rigorosamente as instruções dos funcionários locais.
Não promova comércio ou atos de vandalismo no interior dos trens.