O metrô é um dos transportes públicos mais utilizados pela população geral para se deslocar nas grandes cidades. Apesar de serem bem estruturados, é importante estar atento a medidas de segurança pessoal quando passar por ele. Confira nossas dicas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Evitando Roubos no Metrô[/h2]
Nos horários de menos movimento,o metrô pode ser seguro. Em geral, as estações são bem policiadas e possuem sistemas de segurança que incluem câmeras.
No entanto, em horários de pico, tais como na primeira metade da manhã e ao anoitecer, é preciso ficar atento.
Coloque bolsas e mochilas na parte da frente do corpo. Mantenha fechos e zíperes bem fechados. Não coloque carteiras no bolso de trás da calça.
Momentos de embarque e desembarque no trem são os de maior incidência de furtos.
Evite esses horários de grande movimentação se você estiver carregando muitas sacolas: além de diminuir as chances de roubo de itens que você está transportando, você evita apertos e consequentes rasgos nas bolsas, perdendo o que está levando.
[h2 type=”2″ width=””]Metrô: Cuidado com sua Segurança Física[/h2]
A frase mais escutada na hora de entrar ou sair de um vagão do metrô é “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” – e não é para menos.
Basta se distrair para tropeçar, derrubando outras pessoas. Ou pior: prender o pé ali e correr o risco do trem começar a se movimentar.
A atenção às faixas amarelas de sinalização são fundamentais. Jamais ultrapasse as que limitam a proximidade da plataforma com o trilho.
Não corra em escadas rolantes ou fixas, principalmente após escutar o sinal de fechamento das portas. Aguarde o próximo trem – eles não demoram para passar novamente. Use o corrimão.
Atenção redobrada com crianças – as suas e as de outras pessoas: elas são campeãs em acidentes no metrô. Sempre dê as mãos pro seu filho.
Coloque-o na sua frente e abrace-o em caso de vagão cheio, para que não saia batendo em outras pessoas e nas paredes com o movimento do trem.
[h2 type=”2″ width=””]Movimente-se com Respeito e Ajude quem Precisa[/h2]
Evite o empurra-empurra na hora de entrar e sair do trem: você sempre pode pegar o próximo trem, ou sair na próxima estação e voltar uma.
Esses dois momentos são, inclusive, preferenciais para gestantes, idosos, deficientes e adultos com crianças de colo. E não se esqueça de não ocupar os assentos preferenciais dedicados para esse público.
Homens não devem ocupar o vagão para mulheres nos horários indicados. Ninguém devem fumar nas estações e dentro dos vagões. Não sente no chão do trem: isso atrapalha a circulação e a segurança de todos – inclusive a sua.
Sentar no chão dos trens é proibido e compromete sua segurança e dos demais usuários.
Quer escutar uma musiquinha durante a viagem? Utilize fones. Não perturbe o ambiente com som em auto-falantes.
Jamais tente abrir as portas do vagão com o trem em movimento: isso é crime. Também é ilegal andar sobre os trilhos do metrô, a menos que ele precise ser evacuado. Então siga rigorosamente as instruções dos funcionários locais.
Não promova comércio ou atos de vandalismo no interior dos trens.