Dia das Mães: Dicas para Aproveitar ao Máximo com seu Filho

Escrito por

Dia das Mãe é um dos grandes momentos do ano. Mãe e filho se reúnem para passar o dia juntos numa homenagem cheia de presentes. No entanto, você mesma pode presentear seus rebentos com uma experiência de afeto que poderá se solidificar mesmo depois que o domingo acabar. Confira nossas dicas para um dia onde estreitar os laços é o grande prêmio.

Dia das Mães: Abrace Mais

Num estudo com macaquinhos órfãos ficou provado que os filhotes passavam muito mais tempo juntos de um bonequinho que podiam abraçar do que aquele que fornecia alimento para eles. Para os estudiosos do comportamento, ficou claro: abraço e acolhimento é mais importante para os pequenos do que a própria fome.

abraço mae filhoBebês humanos órfãos, por exemplo, crescem mais rápido e com mais saúde quando abraçados e acariciados por voluntários.

Portanto: alguns abraços longos ao longo do dia, mesmo sem ter nenhuma motivação especial, podem incrementar e muito os laços emocionais entre você e seu filho.

Se a criança for mais tímida, não deixe o acanhamento vencer. Abrace-o mesmo assim, pedindo para que relaxe e apenas receba esse calor materno.

Mais Conversa, Mais Brincadeira

A ideia é conectar ao máximo com as crianças. Existem aquelas que adoram conversar e puxa assunto com facilidade. Embarque nesse papo! Deixe o pequeno falar sobre o que o interessa, mesmo que você já saiba do que se trata.

mae filho brincandoMostre interesse, faça perguntas e deixe-o responder. Nada tão encorajador do que ser alvo da atenção sincera de quem você gosta. É uma forma de você conhecer melhor o seu filho, ao mesmo tempo em que estrutura uma autoestima saudável.

Ele poderá acabar revelando angústias dele próprio. E você terá a chance de reafirmar que está pronta para resolver essas ansiedades junto com ele. A empatia pode fazer milagres.

Uma maneira não fundamentalmente verbal mas essencial para a criança é brincar com ela. Seu filho ficará honrado em montar histórias e interagir junto a você. Deixe que ele lidere a situação. De novo, é uma maneira ótima de conhecê-lo melhor.

Brincar juntos despressuriza o relacionamento cotidiano e incrementa a intimidade de vocês.

Dê um Tempo na Tecnologia

mulher filhaA menos que seu filho queira jogar um joguinho eletrônico ou assistir algum youtuber que ele adora, aposente temporariamente tablets e celulares. Mesmo esses momentinhos tecnológicos não devem ultrapassar meia hora o dia das mães.

O mesmo vale para você: evite atender o celular, checar redes sociais ou responder mensagens de feliz Dia das Mães enquanto estiver com a criança.

Os pequenos percebem que estão perdendo em atenção para outros assuntos e podem sentir como se não fossem tão importantes assim para você.

De preferência, passe algum momento do seu domingo ao ar livre, passeando no parque, dando uma volta na praia ou simplesmente saindo para tomar um sorvete. Sem gadgets envolvidos.

Cuide Pessoalmente do seu Filho no Dia das Mães

mae filho cobertorSe você é uma mãe que trabalha, é possível que você não esteja perto do seu filho nas pequenas atividades do cotidiano, como dar banho ou colocar para dormir. No Dia das Mães, faça isso pessoalmente.

É uma maneira de aumentar a intimidade com a criança. Sem contar que seu filho se sentirá ainda mais amado, enquanto você terá o prazer de exercer a maternidade no nível mais básico.

A hora de dormir é outro momento muito especial. É quando a criança começa a relaxar e gosta da segurança dos pais. Conte uma história para ela ou deixe que ela conte para você.

Essa também é uma ocasião para iniciar conversas mais sincera. Muitas crianças expõem suas pequenas angústias e desejos nesse tempinho de quietude.