Decoração Econômica de Natal

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/decoracao-economica-de-natal/ Escrito por

Enfeites de Natal são quase um rito para a incorporação do espírito da ocasião: nada como “vestir” a casa para a data! E o melhor de tudo é que existem várias formas baratas de fazer isso. Veja as nossas dicas.

Em época de Natal, decoração típica é fundamental. No entanto nem sempre os enfeites disponíveis nas lojas apresentam preços razoáveis.

A boa notícia é que não faltam ideias para arrumar a casa à caráter a partir de objetos muito baratos ou que até mesmo você já possua. Acompanhe!

Incremente a Decoração de Natal com Luzinhas e Bolas

luzinhas-com-capsulas-de-cafe

Enfeites de Natal com cápsulas de café e luzinhas

Poucos elementos são tão natalinos quanto as tradicionais luzinhas piscantes. Além de baratinhas, é possível utilizá-las de formas bem criativas.

Uma delas é enfeitar o seu bar ou aparador com algumas garrafas ou mesmo redomas (caso já as tenha) com luzinhas dentro. Se os vidros forem coloridos, ainda melhor.

Se você não possui árvore para enrolar luzinhas ao redor, você poderá colocar alguns pregos em forma de pinheiro na parede e pendurar os fios ali. Aliás, aqui damos dicas de árvores de Natal alternativas que também são bem econômicas.

Se você está juntando cápsulas de café expresso para reciclar, a solução está aí: faça furos no fundo de cada uma delas e espete luzinhas. Junto com a iluminação, as cápsulas passam a simular bolas de Natal.

bolas-xicarasBolas, por sinal, são outro item inconfundível da festividade. As menores cabem em xícaras de chá, que devem seguir as cores típicas – vermelho, branco, verde, dourado ou prateado.

Vasilhas transparentes também podem acolher as esferas metalizadas.

Também é possível fazer você mesmo suas bolas. Uma opção é enrolar um balão pequeno redondo com barbante e cola branca. Quando secar, esvazie o balão e retire-o por uma das frestas do barbante.

Nós também ensinamos a fazer bolas natalinas de papel e com lantejoulas. Elas podem ficar penduradas com laços de fita na porta de entrada, no lugar das guirlandas, por exemplo.

Natal: Decore com Pinha, Azevinho e Galhos de Pinheiro

pinhasPara dar um toque mais rústico à sua decoração, recorra à natureza: pinhas, azevinhos e pedaços de pinheiros são praticamente sinônimos de Natal.

Pinhas, por exemplo, são bem versáteis: podem fazer parte da decoração da mesa de jantar, penduradas em portas e paredes com laços encorpados, fazer parte de arranjos de centro de mesa, de vasos de plantas…

Além disso, podem ser usadas ao natural ou com sprays de cores metalizadas.

Já os azevinhos podem ser colocados dentro de garrafas de vidro transparentes. Também ficam lindos quando são colocados numa moldura de espelho com um belo laço de pontas longas.

espelho-azevinho-fitaPinhas e azevinhos sempre podem enfeitar a mesa da ceia: basta colocá-los sobre cada prato. Não se esqueça de posicionar guardanapos embaixo desses itens, de modo que não sujem o prato com possíveis casquinhas soltas.

Como podem ser difíceis de encontrar no país, você poderá substituir o azevinho pela nativa brasileira olho-de-cabra.

Pedaços de galhos de pinheiro podem ser colados ao redor de copos de vidro que acomodarão velas. O efeito é lindo! Ou você pode providenciar velas natalinas e rodear sua base com os azevinhos.

Uma ótima maneira de dar ainda mais vida à decoração é espalhar vasos com bico-de-papagaio, ou poinsetia, em mesas de centro e outros locais estratégicos. Elas são facilmente encontradas em floriculturas e são a cara do Natal.

Decorando com Comida

arvore-friosUma maneira bastante econômica, elegante e original de decorar a mesa é com frutas.

Se você acrescentar nozes, castanhas e outras frutas oleaginosas a essas propostas, o clima natalino estará garantido.

Outra maneira divertida de afirmar a ocasião é picar queijos e frios e arrumá-los em forma de árvore de Natal sobre uma tábua de madeira. Espalhe azeitonas ou uvas verdes para fazer as vezes das bolas.

Coloque alguns biscoitos de gengibre em pratinhos e espalhe-os pelas mesas de canto da sua sala. Pirulitos em forma de bengala, nas cores vermelho e branco, ficam lindas dentro de garrafas de refrigerante transparentes.

vaso-papai-noel

Na verdade, o céu é o limite para decorações de Natal: você pode pintar uma lata de vermelho, por exemplo, e arrematá-la com um cinto preto: vai ficar uma vaso de azevinhos – ou de bombons, ou balas – com alusão ao Papai Noel.

Rolinhos de canela podem se alinhar ao redor de uma vela redonda e serem amarrados nessa posição por um lindo laço de fitas.