Com a enorme proliferação do mercado de bebidas artesanais ficou bem claro que existe um copo diferente para cada tipo de cerveja. Embora já sejam populares em outras partes do mundo, onde uma grande variedade da bebida é consumida há séculos, o Brasil ainda está se habituando com esses novos formatos. Confira o nosso guia, conheça os principais modelos e equipe seu bar de cervejas para fazer bonito quando receber convidados.
A importância do copo certo para cada tipo de cerveja
Não tenha pressa na hora de escolher os copos certos. É o tipo de missão gostosa de fazer – e que vai impactar diretamente no prazer de degustar uma qualidade específica de cerveja.
Afinal os diferentes designs de copo foram desenvolvidos para liberar corretamente os aromas, possibilitar a observação dos tons da bebida e até mesmo orientar na correta quantidade de líquido de cada tipo.
Copos populares: você está usando para o tipo de cerveja certo?
No Brasil existem copos que são mais populares, encontrados em qualquer bar, boteco ou pé-sujo. Mas será que são os ideais para o tipo de cerveja que você costuma beber?
Copo Lager ou Pilsen
O tradicionalíssimo copo de chope. É alongado, o que favorece o surgimento do creme. Como o próprio nome diz, é indicado para cervejas Lager. Mas como toda cerveja Pilsen está inserida no grupo Lager o copo pode ser o mesmo para as duas.
Mesmo assim esse copo pode variar um pouquinho no formato. Uma cerveja Pilsen se dá melhor com uma boca um pouquinho menos fechada.
Copo americano
Curtinho, com capacidade de apenas 190ml. Ideal para cervejas mais leves como American Lager e Pilsen. No Brasil faz muito sucesso: como é pequeno o consumo da bebida é mais rápido, não dando tempo para que fique quente.
Copo pokal
O pokal também é conhecido como footed glass ou simplesmente taça. Arredondado com boca estreita e haste relativamente curta. Serve uma grande variedade de cervejas – em especial as mais carbonatadas.
Canecas
Geralmente grandes e pesadas, possuem vidro grosso e alça – algumas vezes até apoio para o polegar ajudar a levantá-las. Feitas especialmente para cervejas tiradas na pressão e para chope.
Também podem ser feitas de metal ou cerâmica, mas dizem que as de vidro são melhores, já que não liberam odores ou paladares diferentes.
Copos especiais para o seu tipo de cerveja favorito
Copo pint
O copo pint britânico é o mais popular do mundo. É cilíndrico com a boca ligeiramente mais larga e possui capacidade para 570ml de cerveja do tipo Ale. O Reino Unido leva isso tão a sério que se um bar ousar servir a bebida num pint com medidas diferentes desta ele pode ser multado.
Contudo há lugares com medidas que variam um pouco. No sul da Austrália, por exemplo, esses copos servem 450ml e nos EUA, 463ml. Estes, por sinal, são os pints comumente encontrados no Brasil. São feitos para saborear cervejas lagers em geral, pale Ales e Pilsners.
Para quem gosta de beber mais devagar existem pints menores: os half-pints e third-pints.
Copo weizen, ou para cervejas de trigo
Dão conta de cervejas que devem ser servidas em maior volume e produzem muita espuma. É alto, tem “cintura fina” e uma boca larga feita para liberar os aromas tipo banana/ cravo/ cítrico típicos de cervejas derivadas do trigo.
A maioria dos copos weizen possuem capacidade de 500ml mas isso pode variar um pouco.
Copos goblet e cálice
Os copos goblets são bulbosos (ou seja, em forma de globo) e possuem haste. Tem um tamanho médio e são destinados para Ales belgas, Bocks alemãs e outras cervejas bem encorpadas e substanciosas.
A variação cálice, ou chalice, é semelhante em formato e tamanho mas é feita de um vidro mais espesso e haste mais grossa.
Ambos os tipos possuem uma boca larga para facilitar os goles e tem capacidade para 385ml de cerveja.
Copo trapista
Servem cervejas desenvolvidas por monjes da ordem trapista. É bem arredondado e possui fundo raso, o que valoriza tipos complexos e frutados.
Geralmente vem com a logomarca do lugar onde a cerveja foi produzida.
Taça tulipa para cervejas
O nome se refere ao formato: possui base arredondada e vai crescendo curvilíneo. O tipo de cerveja ideal para uma tulipa é o efervecente, caso das pale Ales, Ales escocesas e American IPAs double ou imperial.
Caneca tipo Mass, ou Seidel
Muito usadas na Alemanha, é aquele canecão de 1 litro típico dos grandes bebedores e festivais como a Oktoberfest.
Copo caldereta
Possui capacidade para 300ml e é indicada para Lagers escuras, Stouts e Porters. Não confundir com o copo americano que, como vimos, suporta menos líquido.
Copo tumbler
Especial para cervejas Witbier, que não formam muito creme ao serem servidas – portanto não possui boca fechada. É pesado, robusto, difícil de ser quebrado: os bares adoram.
Assim o tumbler acaba sendo o eleito para servir, também, chás gelados, refrigerantes e coquetéis. Sua capacidade é de 500ml.
Copo cilíndrico
Cervejas Kölsh, Altbier e fruit-beers se beneficiam do formato deste copo, que também é conhecido como collins, stange e stick.
Copo yard
Parece uma estante com tubo de ensaio. Mas é o copo ideal para saborear a premiada cerveja belga Pauwel Kwak, dizem os especialistas.
Copo sample
O sample é um copo especial para degustação em brewerias. Em português “sample” pode se traduzir em “amostra”. Costumam comportar por volta de 180ml mas tanto essa capacidade quanto seu formato podem variar.
Taças que se tornaram, também, para cerveja
Copo snifter e seu tipo de cerveja
Embora originalmente usado para servir conhaques e brandy, o copo snifter fez a transição para o universo das cervejas – mesmo com a sua reduzida capacidade de aproximadamente 300ml.
É quase exclusivamente utilizado para cervejas realmente potentes, tais como as double ou imperial IPAs, Ales belgas, Stouts, Barley wines e and wheat wines.
O formato ajuda a contem os chamados componentes voláteis da fermentação, que são essencialmente aqueles que os fabricantes querem proporcionar ao olfato de quem as degusta.
Taça tipo flauta
É isso mesmo: a taça tipo flauta que usamos para brindar com champagne ou espumante é a indicada para servir cervejas tipo Faro, Lambic, Gueuze e champegnoises como a brasileira Lust e a belga Deus.
Esquisito? Mas a justificativa é simples. Quanto mais tempo a espuma dessas cervejas permanece no copo – e o tipo flauta é perfeito para isso – mais prazerosas são na hora de serem consumidas.