Como Conservar seu Vinil e Toca-Discos

Escrito por

 

Quando a indústria fonográfica percebeu que a parcela de consumidores que se interessava por discos de vinil só crescia, muitos lançamentos e relançamentos começaram a ser colocados no mercado neste formato.

O mesmo aconteceu com os toca-discos: novos modelos surgiram.

Assim os chamados bolachões voltaram com tudo para as prateleiras, tanto das lojas especializadas quanto das casas dos fãs de música.

Hoje em dia, independentemente do seu estilo preferido, já é possível encontrar as músicas que você mais gosta de ouvir em vinil – seja nos novos discos ou em lojas que vendam esses produtos usados.

No entanto, se você quer garantir uma vida mais longa aos seus LPs e toca-discos é importante que você saiba como fazer a manutenção correta de ambos, desde a limpeza até mesmo saber quando e como trocar a agulha, cuidar do braço do seu equipamento, entre outros.

Cuidando dos seus Discos de Vinil

disco vinilO primeiro passo para cuidar bem dos seus discos é saber como manuseá-los.

Algo muito importante a não ser feito é colocar os dedos na superfície do vinil, pois suas mãos podem estar com substâncias gordurosas capazes de corroer os sulcos e assim retirar a qualidade do som.

Dê preferência para segurá-lo pelas beiradas evitando o contato desnecessário.

Para armazenar seus vinis, mantenha-os na posição vertical, principalmente se forem muitos discos.

O peso ou muito tempo na posição horizontal pode fazer com que eles empenem – que é quando o disco parece “dançar” enquanto roda.

Cuidado no lugar onde eles serão armazenados, evitando deixá-los perto de qualquer fonte de calor ou umidade.

discosSe você comprou discos usados ou acha que está na hora de limpar os seus, não o deixe de fazer porque você tem medo de estragar os discos, uma vez que a sujeira presente neles poderá prejudicar também o seu toca-discos.

Para limpar seus vinis, use água fria filtrada ou destilada e um sabão neutro.

Para facilitar, utilize também uma esponja macia. Quando finalizar, não utilize um pano para secá-lo, mas sim deixe-o escorrer protegido do calor ou da luz solar.

O novos discos já costumam vir com um plástico para embalá-los antes de serem guardados dentro da grande capa; caso não tenham, compre-os em lojas especializadas pois esta proteção poderá prolongar ainda mais sua vida útil.

Cuidando do seu Toca-Discos

toca discosNo momento de limpar seu toca-discos, faça-o sempre com um pano macio e sem produtos abrasivos.

Quando não o estiver utilizando, coloque uma capinha na agulha evitando que ela fique vulnerável ao acúmulo de pó ou atrito com outras superfícies. 

Verifique se ela está muito gasta, pois se ela não estiver na condição ideal, pode ser que arranhe seus discos.

Caso precise de um auxílio, leve seu equipamento até uma assistência técnica ou loja especializada e eles saberão o que fazer.

Uma etapa muito importante não deve ser deixada de lado quando o assunto é cuidar do seu toca-discos: onde instalá-lo.

Ele deve estar em cima de uma superfície firme e, como os próprios vinis, longe de fontes de calor ou umidade.

toca-discos antigoAlém disso, é aconselhável que ele esteja bem nivelado. Use uma ferramenta ou aplicativo para smartphone que simule essa função.

Ao manusear o braço, onde fica a agulha, tenha muito cuidado.

Esta parte costuma ser bastante sensível, por isso faça-o com zelo, tanto no momento de depositá-lo sobre o disco quanto no momento de retorná-lo para o início, antes de desligar o aparelho.

Se você sentir qualquer alteração, leve a uma loja especializada que eles saberão como regular essa parte colocando o contrapeso ideal.

Isso garantirá uma vida útil maior para os dois, uma vez que ele rodará com mais segurança e qualidade sonora.