Selos

A estampa encontrada em cada face do disco também é objeto de coleção.  Existem técnicas bastante seguras de se fazer a limpeza de um selo sem comprometer o seu valor.

Nunca e em nenhuma hipótese, durante o processo de higienização de um disco, o selo deve ser molhado.  Um profissional, ao tratar um exemplar qualquer, sempre e antes de tudo, aplica a este círculo de papel um guarda-selo.

Capas Interna Externa

Todo um capítulo pode ser escrito apenas para as capas, além do fato de também serem colecionáveis simplesmente como objetos de arte.

Praticamente na sua totalidade, todas as capas internas e externas foram executadas em papel ácido, o que significa que, em condições normais, elas simplesmente desaparecerão dentro de 100 a 150 anos da data da manufatura do papel.

Por outro lado, a química usada no branqueamento do papel, parte dela, ainda está presente no produto final utilizado pelo fabricante das capas e esta ínfima quantidade reage (ao longo dos anos) com o selo do disco, acelerando seu processo de degeneração.

Se os cuidados para se neutralizar o efeito da acidez do papel estão fora do alcance do amador, o mínimo que se pedir é que ele não seja acelerado, mantendo-se discos e capas longe da umidade e dos habituais poluentes atmosféricos de uma cidade grande.

Havendo necessidade de substituição do material degenerado, tanto o profissional como o amador encontrarão suporte nos seguintes endereços adiante citados: primeiro tente o URL  < http://www.audioadvisor.com/browsecategory.cfm?categoryID=VINYLCARE> e depois tente  < http://www.bagsunlimited.com/ > .

Arquivamento

Discos de shellac de 10 e 12″: devem ser arquivados deitados (se o acervo não for numeroso) e em pé, para grandes acervos (mas sob condições bastante específicas). Discos 45 RPM de 7″: deitados (idem, idem).

Discos vinílicos de 10 , 12 e 16″: sempre em pé e em lotes de 10 a 12 unidades cada, todos eles ocupando seus próprios escaninhos, lote a lote.

Pequenos acervos e/ou exemplares com problemas de empenamento originado por armazenamento incorreto, também necessitam ser arquivados de maneira bem específica.

 Reprodução

Para diminuir um pouco o desgaste prematuro da ponta da agulha do fonocaptor, utilizar STYLAST da Formula System, após a agulha ter sido limpa com o STYLUS CLEANER da DISCWASHER, antes de cada face de um disco.

A escova fornecida no kit da DISCWASHER, corretamente utilizada, é capaz de, simplesmente, operar milagres, reduzindo níveis mais que perceptíveis de distorção.

 Quer desempenar um LP?

Coloque o disco entre dois pedaços de vidro liso, como se fosse recheio de sanduíche.

Coloque-o à luz do sol por um tempo que você considere adequado para apenas começar a amolecer (aqui, vai depender da temperatura média de sua cidade).
Tire-o do sol ainda entre os vidros e coloque-o à sombra.

Faça o teste sempre com um vinil do qual você não goste para ter uma noção de quanto tempo de exposição solar é preciso para aquecer o disco para que ele possa desempenar à sombra.

 Agradecemos a colaboração de :Rodrigo de Araujo
Texto de Nestor Natividade
a partir de mensagens para a Audio List  em Abril / 2000