Conheça o Mundo dos Audiobooks

Escrito por

Sim, você pode ler livros sem papel. Audiobooks são livros narrados e disponibilizados em formato de áudio. Saiba mais a seguir e deixe de conhecer o conteúdo de um livro por falta de tempo.

Públicos do Audiobook

Também conhecidos como livros falados ou audiolivros, os audiobooks atendem a públicos bem mais diversos do que você pode imaginar.

Em primeiro lugar está exatamente a população que lê livros tradicionais, de papel. Com a correria do dia a dia, muitas dessas pessoas simplesmente não encontram mais tempo para ler – e quando leem, não conseguem se concentrar ou adormecem logo.

mulher fonesEntra em cena o livro falado, que permite que você escute o conteúdo original do seu livro de interesse em diversos momentos. Praticando esportes, caminhando na rua, num deslocamento de ônibus, táxi ou metrô, na hora do almoço… tudo o que você precisa é um dispositivo eletrônico para reproduzi-lo e fones de ouvido.

Os deficientes visuais, desde os que possuem problemas acentuados de visão até os completamente cegos, também são enormemente beneficiados com os audiobooks.

Com uma narração bem feita, a experiência se torna mais estimulante do que a versão em braile do livro.

Finalmente estão os analfabetos que, por essa condição, até então estavam de fora do universo literário. Os audiobooks se tornaram uma maneira muito importante de trazer conhecimento a esse público.

Conteúdos de Livros Falados

Praticamente tudo o que é publicado em papel pode ser encontrado no formato áudio. No entanto, em português, o número de títulos ainda é bem menor do que os em língua inglesa.

Portanto, se você não domina o idioma, é uma boa ideia começar por um curso de inglês em áudio.

A partir daí, as opções se tornam bastante numerosa, entre áudios de ficção, não ficção, poesia, conteúdo didático sobre muitas áreas de interesse e até mesmo livros religiosos, como a Bíblia.

Livros infantis clássicos, de histórias estrangeiras e nacionais, também estão no catálogo. No entanto, não devem substituir inteiramente a leitura tradicional da criança em época de alfabetização.

Como Obter um Audiolivro

fones livrosA origem do audiobook é mais antiga do que você deve estar estimando. Ele começou pelas mídias auditivas mais tradicionais, como fitas cassete e discos de vinil.

Contudo, com o advento dos formatos digitais, ele se popularizou bastante. O simples fato de passar a ser lançado em CDs, MP3 e, mais recentemente, em aplicativos para smartphones, o renovou completamente.

Você ainda pode baixar o livro por meio de arquivos de áudio para o seu computador ou e-reader, a partir de livrarias online comuns, especializadas em conteúdo falado ou até mesmo de sites de entidades religiosas, filosóficas, filantrópicas, entre outras.

No entanto aplicativos para celular ou tablets estão conquistando cada vez mais adeptos. Basta navegar pelos títulos na telinha e escolher o que você quer. 

Isso permite que você adquira o livro instantaneamente, de qualquer lugar, e comece imediatamente a escutá-lo.

Algumas livrarias digitais cobram pelos livros falados. Em geral eles disponibilizam títulos com ótimo nível acústico e de narração. Eles tendem a custar menos do que a versão impressa.

Há, ainda, audiobooks gratuitos. Eles costumam ser narrados por voluntários ou oferecem conteúdos de publicações open source, ou sem direitos autorais.

É possível, ainda, pagar uma mensalidade para uma loja de audiolivros e ter acesso ilimitado ao catálogo.