Uso do Diesel

O óleo diesel utilizado principalmente como combustível de veículos envolvidos com o transporte de passageiros e de cargas mas também costuma ser utilizado para fins industriais ( em fornos e caldeira ).

– Para que se consiga tirar o máximo proveito do óleo diesel, listamos, a seguir, alguns cuidados que, sendo observados, possibilitarão um bom desempenho do combustível, dos motores e dos sistemas de queima:

diesela. Mantenha os motores dos veículos devidamente regulados, realizando as manutenções especificadas pelo fabricante.

b. Elimine todo e qualquer vazamento que apareça no sistema de combustível. Isto evita desperdício de óleo diesel e riscos de segurança.

c. Atenção especial também deve receber o filtro de ar. Elemento desse filtro vencido ou obstruído prejudica o fluxo de ar para o motor que passa a apresentar má combustão do óleo, o que aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

d. Adote como rotina drenar periodicamente a água que se acumula no tanque dos veículos, abrindo o bujão localizado na parte inferior do mesmo.
Esta água pode ser proveniente do tanque de armazenagem que pode não estar recebendo os cuidados necessários ou mesmo devido à condensação da umidade do ar, principalmente em regiões onde a temperatura do ambiente sofre grandes oscilações e onde a umidade do ar é muito elevada.

e. Mantenha isento de sujeira o tanque de combustível dos veículos. Impurezas acumuladas no tanque são revolvidas a cada novo abastecimento.
Ficando em suspensão no produto essas impurezas provocam a saturação prematura do filtro de combustível do veículo. Esta saturação provocará engasgos e perda de potência devido à redução do fluxo de combustível para queima.

f. Encha o tanque de combustível dos veículos ( e do comboio de abastecimento ) ao fim de cada turno de trabalho, quando o equipamento normalmente fica algumas horas parado. Isto evitará que a umidade do ar se condense contaminando e provocando o enferrujamento do tanque.

g. Assegure-se de que a tampa de vedação do tanque do veículo está em bom estado e devidamente apertada. Isto evitará a entrada de água e até mesmo de poeira que contaminará o produto. Este cuidado também evitará o derramamento de produto nas estradas o que, além do prejuízo com o desperdício do óleo, torna a pista escorregadia podendo provocar acidentes.

h. Não passe do uso de óleo diesel comum para o óleo diesel aditivado sem antes limpar completamente o tanque de armazenagem, as linhas por onde passa o produto e o tanque do veículo. Sem estes cuidados os aditivos do diesel.

i. arrastarão dos depósitos dos tanques e da tubulação para o filtro de combustível, saturando-o.

j. Não use óleo diesel envelhecido. Caso o veículo tenha que ficar parado por muitos dias, drene o tanque e o circuito de combustível . Ao voltar a operar o veículo, troque os filtros de combustível e reabasteça com diesel novo.

k. Não use óleo diesel contaminado com álcool, água ou com qualquer outro produto. O álcool prejudica a qualidade do diesel pois reduz o seu índice de cetano.
A água, assim como o álcool, provoca corrosão no tanque de combustível, na bomba e nos bicos injetores dos veículos.

l. Não viole o lacre da bomba injetora nem altere sua regulagem. Ela já vem calibrada de fábrica de modo que se obtenha o melhor desempenho do motor com o menor consumo de combustível possível. A potência adicional obtida com a alteração da regulagem da bomba não compensa os aumentos no consumo e na emissão de fumaça.

m. No caso do abastecimento ser feito em postos de serviço, prefira os postos que façam a limpeza periódica dos tanques de armazenamento.
Assim você terá a garantia de que o combustível colocado no veículo apresenta a qualidade necessária, isento de água, material sólido, ácidos e outras substâncias prejudiciais ao bom funcionamento do motor.

n. Sendo o produto usado para fins industriais, mantenha um programa de manutenção preventiva dos queimadores de fornos e caldeiras.
Não use material abrasivo para limpeza dos bicos. Não deixe o produto parado em tubulações submetido à temperatura acima do ambiente.

o. Não use óleo diesel para limpeza de mãos ou qualquer parte do corpo. Este produto, se utilizado para esta finalidade, poderá provocar danos à saúde.

p. Não use a boca para succionar óleo diesel de tanque do veículo, de tambores, etc.

q. Não fume nem permita que fumem em local onde óleo diesel estiver sendo descarregado, armazenado ou manuseado.
Não permita que esse produto seja exposto ao calor ou chama exposta. O diesel é inflamável e, em se tratando dos óleos de tipos A, B, ou C geram vapores suficientes para iniciar a queima mesmo à temperatura ambiente.

r. Não permita que o diesel derramado escorra e fique exposto no piso. Providencie o rápido recolhimento do produto derramado ou, se em pequena quantidade, cubra-o com terra ou outro material absorvente não combustível.

Diesel – Dicas para os caminhoneiros:

dieselSempre que tiver que parar para fazer lanches ou estiver retido em congestionamentos, desligue o motor.

Você irá economizar diesel e reduzir o desgaste do motor.

Evite andar em ponto morto.

O uso do freio motor é mais seguro e econômico. Ele corta a passagem de combustível e consome menos diesel do que a marcha lenta.

O consumo é influenciado pela forma com que o veículo é conduzido. Respeite o conta-giros.

Caso desconfie do posto onde está abastecendo, você pode pode pedir para ver a nota fiscal e o certificado de análise emitido pela distribuidora.

Para se certificar ainda mais, pode ser feito um teste da densidade do diesel, que deve estar entre 0,82 e 0,88.

Fontes: fonte: Aneng Engenharia  /  Petrobras