Conheça Melhor o Diesel do seu Veículo

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Existem vários tipos de bombas injetoras, bem como de bicos injetores.

Os aços empregados na fabricação de componentes de injeção são de altíssima qualidade.

Precisão e Tecnologia da Injeção Diesel

Um simples teste desta precisão:

  • Seguramos na mão o corpo e agulha de um bico injetor.
  • A agulha entra com incrível precisão dentro do seu corpo, aonde normalmente funciona.
  • Separamos a agulha do corpo e a envolvemos por alguns minutos com a nossa mão.
  • Ao tentarmos recolocá-la no corpo, a agulha não entra porque sofre uma pequena dilatação provocada pela transmissão do calor de nossa mão.

Na prática, em um motor, estas peças funcionam a altíssimas temperaturas e sofrem desgastes prematuros e exagerados quando o óleo diesel está poluído.

O corpo e agulha do bico injetor são levados um para outro. Cada agulha tem, pois, um único corpo que lhe corresponde, e vice-versa.

Tanto a agulha como o corpo não podem ser substituídos em separado, pois constituem uma unidade.

Função do Bico Injetor do Diesel

O bico injetor é que introduz o combustível na câmara de combustão de tal forma que sua queima seja mais completa possível.

A bomba injetora envia o óleo diesel para os bicos injetores sob alta pressão (até 1000 kg/cm2); o bico injetor vaporiza este combustível no ar comprimido (da câmara de combustão) a mais de 700ºC, fazendo com que o óleo diesel entre em combustão espontânea.

É nessa fração de milésimos de segundos que o combustível é transformado em energia; é nessa hora que o motor precisa de óleo diesel bem filtrado para ter um desempenho eficiente e econômico.

O óleo diesel tem que ser pulverizado como se fosse um spray.

Tipos de Bico Injetor

Há bicos injetores de um ou vários furos.

  • Nos bicos de um só furo, este pode estar localizado no centro ou lateralmente;
  • Nos bicos de vários furos, os mesmos formam o ângulo-entre-furos ( até 180º ).

Para se obter a melhor distribuição possível do combustível na câmara de combustão, os furos (até 12) são dispostos simetricamente.

bomba dieselO diâmetro e o comprimento do furo influem na forma e na profundidade de penetração do jato.

Os diâmetros dos furos de bicos usuais começam com 0,2mm, aumentando sempre 0,02mm – ou seja, são menores que o diâmetro de um fio de cabelo.

Se nesta ocasião o bico injetor estiver desgastado, o óleo diesel passa a ser “esguichado” dentro do motor e inicia-se aqui o desperdício do combustível que, carbonizado, vai virar fumaça preta.

Como o Óleo Diesel Poluído Desgasta o Motor

Antes de chegar aos cilindros do motor, onde se transforma em energia, as impurezas contidas no óleo diesel já terão causado sérios problemas de desgaste prematuro aos vários componentes do veículo.

O tanque de consumo terá suas paredes internas atacadas, os filtros primário e secundários já terão sido saturados e dificultarão o fluxo tecnicamente dosado do combustível.

cilindros motorA bomba injetora já estará desregulada e desgastada, e as canalizações que conduzem o óleo diesel já estarão parcialmente obstruídas.

No bicos injetores, o problema das falhas de injeção causados pelas microimpurezas é altamente nocivo.

Devido à precisão, os micro-poluentes provocam uma erosão prematura nestas peças, que vão falhar o seu desempenho.

O óleo diesel, em vez de ser pulverizado, passa a ser “esguichado” para dentro do motor.

Este excesso de combustível poluído é que se transforma em fumaça preta e irá também provocar um desgaste na camisa do cilindro, anéis do pistão, no pistão nas válvulas de admissão e contaminar o óleo lubrificante em todo o carter que, por sua vez, irá prejudicar todos os componentes que são lubrificados, tais como: biela, vira-brequins, tuchos.

Conclusão: o motor inteiro fica desregulado, perde potência e os gastos excessivos com manutenção e consumo acentuam-se.

O emprego do óleo diesel com consideráveis impurezas (que, embora finíssimas, são altamente abrasivas) danifica desta maneira as peças do sistema de injeção e demais componentes.

Quando os pistões, anéis e cilindros ficarem desgastados, o óleo lubrificante irá em excesso para as partes superiores do motor e começará a ser carbonizado pelas altas temperaturas.

Veja também nosso artigo: Biodiesel danifica o motor do seu veiculo?