Computador… categorias de programas !

Escrito por

Software = Programa

Software, logicial ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

É composto por uma sequência lógica de instruções, que é interpretada e executada por um processador. Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.

Quando um software está escrito usando instruções que podem ser executadas diretamente por um processador dizemos que está escrito em linguagem de máquina.
A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a JVM (Máquina Virtual Java), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.

O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador.
Existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora, etc.

Um programa é feito usando Linguagens de Programação, ou instruções do processador. Qualquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas.
Eles podem ser classificados em duas grandes categorias:

Software de sistema que incluiu o firmware (A BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos
Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas.

Os softwares aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados.
Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.

O Programa tem que ser “carregado” na memória principal para ser executado (vide Computador).
Após carregar o programa, o computador entra em funcionamento, executando outros programas.

As instruções de um programa aplicativo podem ser passadas para o sistema ou diretamente para o hardware, que recebe as instruções na forma de linguagem de máquina.

Shareware

Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período.
No entanto, você se coloca no compromisso moral de pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usá-lo sistematicamente.

Passado o tempo de avaliação o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado.

Freeware

Freeware é um programa de computador (software) gratuito ao público, ou seja, no qual não é preciso pagar para utilizá-lo.
Geralmente são de código fechado e é proibida a comercialização.

Adware

Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.

Os adwares são comumentemente conhecidos como programas que trazem para a tela do usuário, algum tipo de propaganda.
Como geralmente são firmas comerciais que os desenvolvem, é comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download, com a autorização de seus autores.

Spyware

Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento.

Malwares

Malwares é qualquer programa que prejudica o sistema do usuário, ou instala programas maliciosos sem o seu consentimento.
Englobam virus, vermes, cavalos de Tróia, backdoor, exploit, spywares, key logger, rootkit, dialers, sequestradores de navegadores, etc.

Um adware ou spyware difícil de eliminar, também são denominados genericamente de malwares.

fonte: pt.wikipedia.org