Fazer compras pela internet possui muitas vantagens. Não é preciso sair de casa, não é preciso interagir com vendedores, você pode comprar na hora que desejar. Além disso, a pesquisa de preços entre produtos similares é muito mais simples e rápida. Ainda assim é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, principalmente no tocante a idoneidade do site aonde se está comprando e ao processo de pagamento online.
Os melhores sites comerciais, inclusive, possuem políticas de troca de mercadoria, prazos de entrega e outras garantias. Isso aproxima o consumidor online da confiança existente numa compra feita em pessoa.
Confira a seguir algumas medidas e evite transtornos.
[h2 type=”2″ width=””]Idoneidade da Loja Online[/h2]
É decreto federal: toda loja online precisa informar seu CNPJ, número de telefone e endereço físico. Esses podem ser os primeiros dados que você poderá procurar para confirmar a idoneidade do site.
Outra forma de checar a confiabilidade do vendedor é lendo, na própria internet, opiniões de pessoas que já compraram ali. Verifique comentários a respeito de prazos de entrega, estado do produto na hora da entrega, políticas de devolução e atendimento no pós-venda.
Você pode consultar a fanpage da empresa no Facebook, fazer uma busca pelo Google ou por sites tipo Buscapé ou Mercado Livre. Ou ir direto a sites de serviço de registro de reclamações de consumidores que enfrentaram algum problema com compras feitas online.
Se a empresa que você está pesquisando possuir muitas queixas e não respondê-las a contento, evite fazer transações com ela.
Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon de diversos estados, também oferecem listas de sites de e-commerce que devem ser evitados.
Outro item que funciona como indicativo de uma loja séria é o preço. Desconfie quando estiverem atraentes demais.
Produtos com valores muito abaixo da média, mesmo quando anunciados como promoção, podem ser uma arapuca. Pode ser que o item real jamais seja entregue, ou que seja uma falsificação, ou tenha procedência ilegal.
Fique atento, ainda, se o site vender produtos que imitam marcas famosas. Muitos desses itens estão proibidos de serem comercializados no Brasil. De modo que a loja virtual pode ter atividades irregulares e não ser confiável.
[h2 type=”2″ width=””]Avalie o Prazo de Entrega[/h2]
Se o prazo médio de entrega para uma determinada região do país, numa determinada época do ano, é de cinco dias úteis e o site no qual deseja efetuar uma compra dá um prazo de 20 dias úteis, tenha cuidado. É possível que o produto ainda não exista em estoque.
Aqui o risco é de você realizar a compra e a loja online não conseguir adquirir o item junto ao fornecedor.
A menos que o comércio eletrônico em questão seja conhecido e você o considera confiável, evite comprar sob as condições de prazos de entrega longos demais.
E nunca compre nada se o prazo de entrega não for informado.
[h2 type=”2″ width=””]Verifique se o Site Possui Ambiente Seguro para Compras[/h2]
Veja se a loja virtual possui os selos “Site Seguro” ou “Internet Segura”. Eles indicam que foram tomadas medidas de segurança para preservar suas informações cadastrais e de pagamento na hora da realização da transação.
Outro indicador é o cadeado que surge na barra de endereços do browser ou área inferior da tela. Significa o uso do certificado digital Secure Socket Layer (SSL).
[h2 type=”2″ width=””]Atenção à Segurança de seus Dados Financeiros[/h2]
Não aceite guardar em cadastro suas informações financeiras (dados bancários ou de cartão de crédito) para futuras transações.
O risco é que a loja sofra uma invasão digital e seus dados sejam descobertos. E usados por estranhos para fazer compras indevidas em seu nome.
A melhor opção para pagamento de compras pela internet é o boleto bancário. Você o gera, imprime e pode pagar imediatamente via internet bank ou num caixa eletrônico.
Uma das vantagens é que este é o método de pagamento mais sujeito a oferecer desconto no valor final da compra.
Outra dica para preservar seus dados financeiros e acesso bancário é nunca realizar compras online a partir de computadores públicos (lanhouses, instituições de ensino, etc) ou de terceiros.
Como nunca se sabe se computadores públicos realmente possuem recursos de segurança e privacidade, e muitas pessoas utilizam esses computadores, o risco de que alguém capture seus logins, senhas, número de conta bancária e cartões é maior.
[h2 type=”2″ width=””]Não Faça Compras a Partir de E-mails Spam[/h2]
Se você nunca ouviu falar ou solicitou receber e-mails de uma loja online que lhe enviou uma mensagem anunciando produtos e promoções, evite realizar a compra.
Spams (isto é, e-mails não solicitados) não são apenas indesejáveis. Muitas das lojas que os enviam fazem ofertas de má-fé.
O risco de golpes é grande.
[h2 type=”2″ width=””]Prefira Lojas Online com Variados Recursos de Comunicação[/h2]
Talvez a principal questão envolvendo o comércio de produtos online é que, pela internet, o consumidor não pode manusear ou verificar o item “ao vivo”.
Por isso um bom site de comércio digital disponibiliza o maior número possível de recursos para tirar dúvidas do cliente e ajudar em sua decisão de compra.
Prefira sites que oferecem descrições e fotos detalhadas e em boa qualidade dos produto.
Vídeos também são válidos. Principalmente quando o produto envolve funcionamento ativo, como eletrodomésticos.
Atenção a detalhes importantes como dimensões físicas (medidas), tipo de tomada, de voltagem, uso de baterias ou pilhas, cores, materiais, acessórios que acompanham (ou não) o produto, etc.
Chats em tempo real, interação em redes sociais, números de telefone e e-mail também são desejáveis. Se a página dispõe de espaço para a opinião dos consumidores, ainda melhor.
Dados institucionais da loja, preços dos produtos, prazos de pagamento e informações de frete devem ser simples de encontrar através da navegação, e devem estar em destaque.
[h2 type=”2″ width=””]Antecipe Presentes[/h2]
Vai presentear alguém com um produto comprado via internet? Faça-o com o máximo de antecedência possível.
Essa regra é ainda mais mandatória em datas comemorativas, quando milhares de pessoas estão fazendo compras via internet. A confirmação do pagamento tende a demorar, assim como o atraso nas entregas ou seu extravio são muito maiores.
A antecedência prevenirá entregas depois da data certa e a resolução de problemas a tempo.
[h2 type=”2″ width=””]Comprando em Sites Internacionais[/h2]
Graças à internet não é mais necessário realizar uma viagem para adquirir itens estrangeiros. No entanto é importante estar atentos a alguns detalhes antes de fechar seu carrinho de compras internacionais:
- O prazo de entrega costuma ser significativamente maior do que o de sites e produtos nacionais;[space]
- O produto desejado terá assistência técnica no Brasil? Pergunte-se sempre;[space]
- Órgãos de defesa do consumidor brasileiros não são eficientes em caso de problemas com transações em sites internacionais. Compre apenas nos mais confiáveis;[space]
- Atenção às taxas de importação e frete de longa distância que incidirá sobre o preço final da compra;[space]
- Utilize meios de pagamento seguros como o PayPal, que encolhem o risco de fraudes: eles evitam que o lojista de outro país obtenha o número do seu cartão de crédito, por exemplo.