Como comprar um multiprocessador de alimentos?

Escrito por

A cada dia é lançado um novo modelo de eletrodoméstico pelos fabricantes: uma geladeira com um acessório diferente, um liquidificador que tem uma função a mais etc.

São tantas novidades que ficamos sem saber o que procurar em um determinado produto para saber se irá se adequar às nossas expectativas.

Assim, vamos explicar neste artigo como comprar um multiprocessador de alimentos.

O que faz um multiprocessador

O multiprocessador tem como funções básicas: ralar, fatiar, triturar, bater, cortar e moer alimentos.

Sua principal utilidade é fazer várias funções com os alimentos, em grande quantidade e em pouco tempo.

Compre um multiprocessador conforme a necessidade

Existem diversas marcas no mercado que vendem processadores, sendo que o melhor será aquele que irá se adequar às suas necessidades: analise a capacidade e a dimensão do aparelho que seja melhor para sua família.

multiprocessadorRepare se a tigela tem o tamanho adequado para fazer grandes porções de uma só vez e veja se o aparelho inteiro cabe no local onde irá guardá-lo.

A quantidade de acessórios também é importante de se verificar: você realmente irá utilizar todas aquelas lâminas?

Se você só pensa em fazer bolos, pastas e moer carne, por exemplo, não precisa de um aparelho que bata massas pesadas, para fazer pão.

Ou, se você já tem um liquidificador, pode comprar um aparelho que não venha com outro incluído.

Em alguns modelos é possível fazer várias funções com a mesma lâmina, facilitando o manuseio e o armazenamento, além de simplificar a limpeza.

O ideal é que o aparelho seja todo desmontável, assim a limpeza fica mais fácil, podendo até ser colocado no lava-louças.

Se o brinde for um caderno de receitas, pense bem se você gosta de cozinhar e irá testar as receitas. Caso contrário, não deve ser um diferencial na sua decisão.

Verifique a garantia

O tempo de garantia é um fator essencial em qualquer compra: quanto mais tempo o fabricante oferecer, mais segurança você tem em caso de consertos e devoluções.

Na hora de comprar o multiprocessador observe se: 

E a voltagem é muito importante: verifique qual é a da sua cidade antes de comprar qualquer produto.

Não são permitidas trocas de aparelhos danificados pelo manuseio.

A segurança de um multiprocessador deve ser levada em conta com muita atenção.

Possuir uma trava de segurança que impeça o aparelho de funcionar caso não esteja corretamente montado é fundamental para evitar acidentes.

Ventosas ou pés antiderrapantes também são importantes para que o aparelho não saia do lugar durante o funcionamento.

Você precisa de tanta potência no multiprocessador?

multiprocessadorA potência pode variar muito de um modelo para outro (de 50 a quase 900 W) e deverá ser analisada de acordo com o uso que você fará do aparelho: se você pretende utilizá-lo para cortar ou picar alimentos duros, como vegetais crus ou queijos, por exemplo, quanto mais potência, melhor.

Caso contrário, você irá correr o risco de não conseguir fazer sua receita.

Os aparelhos em torno de 400 W são considerados de potência mediana, sendo que acima de 750 são os de nível profissional, utilizados em restaurantes.

Modelos compactos – mais fáceis de guardar

O design costuma ser parecido na maioria das marcas, inclusive o dos modelos compactos – mais práticos para utilizar e guardar.

O preço deve ser um fator decisivo na hora de escolher o seu produto: quanto mais funções e acessórios, mais caros eles são.
Assim, pense bem para não comprar um equipamento que tenha mais de 30 funções se você irá utilizar, no máximo, 10.

Lembre-se sempre de ler o manual de todo equipamento que comprar – é lá que consta o passo-a-passo da montagem e as dicas de utilização para o melhor aproveitamento do produto, sem correr riscos.