Natal: Decore com Toalha de Mesa, Passadeira e Jogo Americano

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/componha-toalha-de-mesa-passadeira/ Escrito por

Uma mesa de Natal arrumada é parte fundamental da decoração da sua casa na Noite Feliz. Conheça algumas ideias com toalhas de mesa, jogos americanos, passadeiras e guardanapos para encantar sua família e convidados.

São muitas as ideias de decoração da mesa para as festas. No entanto a base de todas elas é a toalha de mesa – ou a passadeira, jogo americano e até mesmo louças como sousplait.

Esses itens costumam ser especiais, utilizados justamente nas comemorações de final de ano, tais como Natal e Ano Novo.

A seguir mostramos algumas ideias para incrementar ainda mais o uso da sua roupa de mesa.

Regras Gerais para a Decoração com Roupa de Mesa

mesa-redonda-natalO ideal é que os itens que você possui para cobrir a mesa combinem entre si.

Isso pode acontecer se uma das peças for de cor lisa, por exemplo. Isso permite a adição de outros componentes estampados.

Uma toalha de mesa toda verde, por exemplo, pode ficar ainda mais sofisticada com jogos americanos quadriculados de verde, vermelho e dourado por cima.
Aliás, sim: a ideia aqui é misturar peças. Toalha de mesa com jogo americano ou com passadeira; passadeira com jogos americanos, sem toalha; guardanapos coordenados; e assim por diante.

Toalha de Mesa com Passadeira, Jogo Americano e Guardanapos

guardanapos-mesaPor que se limitar a uma toalha de mesa se você possui outros itens que poderão enriquecer o visual? A criação de camadas com roupa de mesa tende a sofisticar a decoração. Não tenha medo de ousar um pouco.

Uma forma simples de fazer isso é utilizar os guardanapos de pano do próprio conjunto da toalha de mesa e estendê-los sob os pratos, como se fosse um jogo americano.

Ou você poderá utilizar outros guardanapos de pano e deixar os do conjunto dobrados sobre os pratos, para limpar a boca. O importante é que os primeiros combinem com a toalha.

Guardanapos de pano, inclusive, podem ser dobrados para formar um retângulo e ficarem presos sob os pratos, descendo pela lateral da mesa, como a ilustração ao lado.
Se a sua toalha de mesa calha de combinar com seu jogo americano ou com uma passadeira, então, perfeito! As camadas charmosas estão garantidas.

Se a sua mesa for quadrada ou retangular, use um centro de mesa redondo para colocar por cima; se a sua mesa for redonda, faça o contrário: coloque uma toalha quadrada sobre a toalha de mesa.

Passadeiras na Mesa de Natal: Criatividade com Charme

passadeiras-mesa-larguraAinda que menos populares do que as toalhas, as passadeiras permitem “vestir” a mesa com tradição e, por não ser tão usada, um toque de originalidade.

Você pode esticar sua passadeira por cima da mesa ao longo de seu comprimento, de preferência com as pontas caindo para fora. Para não deixar os pratos dispostos diretamente sobre a superfície, complete com jogos americanos ou até mesmo sousplaits.

Evidentemente, e conforme já mencionamos, é importante que a passadeira combine com esses dois itens.

Outra forma ainda mais surpreendente de utilizar passadeiras é providenciar uma para cada dois lugares da mesa e esticá-las na largura, de modo que sirva de apoio para os pratos e talheres de pessoas sentadas de frente para outras.

Outras Ideias para Arrumar a Mesa com Criatividade

pinhasSe você não possui uma toalha de mesa, verifique se os seus jogos americanos tem potencial para uma composição interessante na noite da ceia de Natal.

Se estiver em bom estado, sem manchas e for realmente bonito, conte com ele. A partir daí, tudo o que você vai precisar é de um novo jogo americano, com tamanho maior ou menor e tons da mesma paleta do que você já tem.
A ideia aqui é colocar a peça menor sobre a maior, criando a tão desejada camada sobre a mesa. Fica requintado.

Outra dica é arranjar o mesmo número de pinhas que existirão de pratos. A exemplo das passadeiras que cruzam a largura da mesa, servindo a dois lugares diante do outro, coloque uma fita larga com uma pinha amarrado em cada extremidade.
A proposta é que ele fique pendurado acima do colo de cada convidado sentado.

Quando da falta de toalhas e jogos americanos ou passadeiras, a ideia é improvisar com fitas, laços e outros itens que podem ser encontrados em armarinhos.