Como Usar Facas de Queijo

Escrito por

Não basta comprar os melhores queijos da delicatessen: é preciso saber cortá-los adequadamente. Para isso, facas de queijo possuem formatos diferentes, cada um adaptado para as diferentes espessuras, alturas e texturas do alimento, aproveitando-o ao máximo. Conheça a seguir os diferentes tipos existentes no mercado.

Conjunto Básico de Facas de Queijo

Caso você apenas sirva e consuma um ou dois tipos de queijo, poderá comprar as facas avulsas. O importante, para manter alguma sofisticação, é que elas possuam um design semelhante.

No entanto também é possível comprar um conjunto. Uma ocasião de queijos e vinhos, por exemplo, deverá oferecer mais variedades do alimento. Algumas possuem mais peças, mas o básico está na imagem abaixo:

tipos de facas para queijo

Os modelos 1 e 4 são de duas diferentes espátulas. Elas se caracterizam pelas lateraais e topos bem retinhos, que facilitam o corte de queijos mais macios, como fazemos com tortas. Pense nos queijos Camembert e Brie, por exemplo.

Embora se pareça com as espátulas, a faca número dois é na verdade indicada para cortar queijo Cheddar. Suas laterais inclinadas em direção ao topo são seu grande diferencial. Na falta de espátulas, no entanto, ele poderá substituí-las.

Queijos mais duros, como o grana padano ou o parmesão, devem ser cortados com o modelo 3. Seu gume é liso para penetrar na peça e partí-la com mais facilidade.

Você poderá querer complementar esse kit básico com um fatiador típico para queijo prato, que pode ser bom ao servir mussarela em bloco. Aquele garfo de dentes duplos também é ótimo para levar pedaços de queijos já cortados à boca.

Prefira peças de inox, que são mais duráveis.

Como Cortar Diferentes Tipos de Queijo

A maneira formal de cortar cada tipo de queijo leva em conta a melhor forma de aproveitá-lo sem despedaçá-lo. Com a faca apropriada, já é meio caminho andado. Mas há essa etiqueta extra, que faz sentido seguir.

queijos cortes

Queijos mais macios ou médios tendem a serem cortados como uma torta, formando pedaços triangulares. Queijos pequenos dão origem a fatias mais grossas. Queijos retangulares são cortados em fatias retangulares.