Boneca toda rabiscada de caneta Bic? Tinta de canetinha no sapato de couro? Jeans manchado com tinta de caneta? Nós temos a solução![clear]
Sim, acidentes com esferográficas ou hidrocor, os famosos “pilots”, acontecem – mas podem ser muito decepcionantes. Afinal, costumamos achar que esses tipos de mancha são irreversíveis.
Veja a seguir o que fazer para livrar-se delas.
[h2 type=”2″ width=””]Limpando Manchas de Caneta Esferográfica[/h2]
Uma das maneiras mais comuns de retirar mancha de caneta esferográfica de tecidos é deixá-lo durante várias horas dentro de leite, em seguida esfregando-a com vinagre ou limão.
Também é possível enxaguar com água sanitária diluída, mas cada vez menos, já que existe o risco de descolorir o tecido, manchando-o ainda mais.
Há quem umedeça com vinagre e depois coloque o leite por cima. Depois de retirado o leite, coloque um pouco de bicarbonato de sódio para eliminar o cheiro do leite.
Outra opção é esfregar com algodão embebido em álcool puro ou álcool canforado. Se a mancha estiver fresca, tente absorvê-la com toalha de papel e passe álcool com um cotonete.
Um truque de longa data é borrifar laquê sobre a mancha até que suma. Deixar secar; se necessário, repita a operação.
Em tecidos sintéticos, use um pouco de tricloretileno; mas antes de empregá-lo, faça um teste em algum retalho desse tecido.
Se isso não funcionar, esfregue a roupa com uma escova embebida em álcool ou acetona (desde que não seja seda sintética). Depois, lave normalmente.
[h2 type=”2″ width=””]Eliminando Manchas de Esferográfica em Diversos Materiais[/h2]
- No couro: desaparece esfregando um pano com álcool.
- No papel de parede: Riscos de caneta esferográfica em papel de parede podem ser apagados passando levemente um cotonete embebido com um pouco de acetona. Cuidado para não molhar demais e deixar escorrer.
- Em bonecas de plástico tipo Barbie, bebês e similares: aplique peróxido de benzoíla a 10% (pomada Acnase) sobre os riscos. Em seguida coloque a boneca por três horas no sol forte e direto.
[h2 type=”2″ width=””]Retirando Manchas de Caneta Hidrocor[/h2]
Assim, como com canetas esferográficas, manchas de hidrocor podem ser retiradas de tecidos com leite quente e esfregar com cuidado. Em seguida, enxágue com sabão de coco.
O hidrocor também sai de tecidos com demaquilante bifásico: aplique sobre a mancha e esfregue com uma escovinha. Espere agir por 10 minutos e depois lave com sabão de coco.
O álcool isopropílico é um grande aliado: coloque um pedaço de papel higiênico por baixo da mancha e aplique o álcool por cima dela. Vá trocando o papel higiênico conforme ele for absorvendo a tinta.
Repita até que a mancha desapareça. Lave normalmente.
Se a mancha de hidrocor for no couro, colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco (use máscara, o cheiro do amoníaco é muito forte). Depois esfregar com um pano macio e seco.
Se for um couro mais resistente você poderá utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.
[h2 type=”2″ width=””]Retirando Manchas de Outras Origens[/h2]
Tinta de carimbo sai com a aplicação de suco de limão no local, polvilhado com sal fino. Espere uns 20 minutos.
Se tinta à óleo para pintura de quadros sujar a roupa no momento da pintura, basta limpá-la com detergente. Não molhe a roupa com água, apenas aplique o detergente. Esfregue com a mão ou com uma bucha: a tinta sairá completamente da peça. A limpeza deve ser feita no mesmo dia!
Tinta para canetas tinteiro saem com leite frio ou sumo de limão fresco; também poderá ser usado o “Líquido de Oaken”. Em seguida, lavar com água e sabão.