Como Tirar Manchas de Panela Inox e Outro Metais

Escrito por

Deixou a panela tempo demais no fogão e ela ficou com aquela mancha de queimado? Veja aqui soluções simples para remover as partes enegrecidas do fundo da sua peça inox. E outras manchas possíveis.

Removendo Manchas de Queimado Panela Inox

Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal). Use um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox.

bicarbonato de sódioFaça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares.

Depois, enxágue com bastante água, preferencialmente morna, e seque com pano macio.

Ou use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.

Removendo Manchas Diversas da Panela Inox

Para retirar manchas de água da panela de aço inoxidável, use um pano umedecido com álcool etílico. Em caso de manchas de oxidação leves ou sujeira nesse metal, faça uma solução de água com um pouco de amônia e esfregue com um pano. Enxágue bem.

Outra alternativa é utilizar amônia. Faça uma solução de água limpa e um pouco de amônia e esfregue com um pano.

Manchas de Oxidação em Outros Metais

  • Bronze: manchas do tempo, limpe com vinho tinto (vermelho) quente.
  • Cobre: manchas de verde e do tempo limpam-se com vinagre quente.
  • Cromado: limpe com um pano impregnado de farinha de trigo ou cinzas de cigarro ligeiramente úmido.
  • Latão antigo: Limpar com ácido clorídrico diluído a 50% em água. Depois enxaguar bem. Procure saber sobre o produto antes de usar.
  • Latão super oxidado: o ideal seria passar com uma politriz com bombril suavemente em círculos. Para acabamento, usar um verniz protetor de metais.
  • Prataria: Para retirar a oxidação de um objeto ou joia de prata, use argento e escove bem com uma velha escova de dentes. Outra forma é encher um recipiente com água e adicionar do sal grosso. Coloque dentro desta água um pedaço de folha de alumínio, em seguida mergulhe os seus objetos de prata.
  • Estanho: mergulhe os objetos em cerveja.

Desta forma você terá panelas mais limpas e saudáveis na sua cozinha.