Como Ter uma Vida Mais Sustentável

Escrito por

Muito pode ser feito para diminuir o impacto humano sobre o meio ambiente. Isso inclui, por exemplo, utilizar materiais sustentáveis em uma obra. Mas você já tentou incorporar, no próprio dia a dia, hábitos que farão bem tanto ao planeta quanto ao seu próprio bem estar geral, como é o caso de mexer com a terra na hora da jardinagem. Confira muitas outras dicas a seguir.

Vida Mais Sustentável: Hábitos Mais Orgânicos

Ser sustentável muitas vezes é sinônimo de ser frugal. De gastar menos e ao mesmo tempo adicionar mais qualidade de vida à nossa rotina. Uma das maneiras mais simples e prazerosas de fazer isso é mexendo diretamente com processos orgânicos.

vasinhos temperosNão perca mais tempo: transforme seu quintal abandonado numa bela horta. O que também pode acontecer dentro de apartamentos, com vasinhos de temperos pela varanda ou cozinha.

Ao invés de jogar restos de alimentos fora, aprenda a aproveitar ao máximos suas partes. Assim você economiza dinheiro enquanto diminui a quantidade de lixo orgânico.

E, quando esses existirem, troque a lata de lixo comum por uma boa composteira doméstica, aquela onde as minhocas transformam os restos em húmus. Que você poderá utilizar na sua horta caseira.

Viu como o ciclo fecha?

Compre alimentos orgânicos de produtores locais. Além do processo de plantio não utilizar agrotóxicos, gasta-se muito menos gasolina para levar ovos, frutas, verduras e legumes até a sua cidade.

Higiene Verde para uma Vida Mais Sustentável

Para nós, higiene muitas vezes se define como retirar a sujeira e se livrar dela. Nossos corpos e casas ficam limpos, mas o meio ambiente se torna cada vez mais poluído.

vida mais sustentávelJá existem diversas maneiras de diminuir esses impactos. No que diz respeito a nossa saúde, podemos começar utilizando fraldas de pano ao invés das descartáveis, que demoram centenas de anos para se decompor.

O mesmo vale para as mulheres em período menstrual. Aposente os absorventes industrializados e adote os copinhos de silicone.

Também já é possível fazer xampus, condicionadores e hidratantes em casa, com ingredientes bem menos processados. Da mesma forma, você pode produzir seus próprios produtos de limpeza para a casa com receitas muito simples e baratas.

Crie um novo ciclo para toalhas de banho e roupas muito velhas. Transforme-os em panos de prato e de chão. Tente substituir guardanapos de papel pelos de pano.

Alternativas Sustentáveis de Consumo

Evite lavar roupas no modo água quente. Sempre que puder, coloque as roupas para secar no varal ao invés da secadora. Tente, também, tomar banhos mornos e não pelando.

bicicleta-eletricaSe mora numa casa, instale um coletor de água da chuva. Ela pode ser utilizada para lavar a louça, abastecer o vaso sanitário e molhar as plantas em tempos de seca.

Retire os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada quando não estiver usando-os. Conserte vazamentos de energia e de água.

Cancele correspondências de papel e solicite para que sejam enviadas por e-mail. Pague contas de modo online, via agências virtuais do seu banco.

E sim: sempre que possível organize-se para se locomover à pé, de bicicleta ou de transporte público.

Deixe uma sacola de tecido sempre dobradinha no fundo da bolsa ou mochila. Quando precisar fazer compras, dispense sacolas plásticas e use a sua de pano.

Também leve copinhos de silicone dobráveis para o trabalho. Utilize-o para substituir copos plásticos na hora de usar filtros de água ou mesmo colocar chá e café.

Reutilize recipientes de vidro usados. Eles podem servir como potes para guardar grãos ou de charmosos vasos para plantas.

Viu? Não existe nada mais descomplicado do que levar uma vida mais sustentável.