Como Organizar um Brunch em Casa

Escrito por

O brunch é uma espécie de união entre o café da manhã (em inglês, “breakfast”) e do almoço (“lunch”). Ele começa a ser servido na segunda metade da manhã e pode durar tarde adentro, misturando elementos das duas refeições. Cada vez mais gente escolhe celebrar ocasiões especiais ao redor de uma mesa de brunch, que sempre é bem farta. Aprenda a seguir a preparar um brunch inesquecível!

A palavra-chave do brunch é variedade. Ele faz a transição entre as duas primeiras refeições do dia: não é tão simples como um café da manhã nem tão pesado como um almoço. Fica ali no meio.

Apesar de ser servido diariamente em bistrôs mais sofisticados, em casa ele costuma acontecer aos finais de semana. Afinal, em geral as pessoas estão livre aos sábados e domingos.

Assim, ele vem se tornando mais uma opção para celebrar aniversários, batizados, casamentos, formaturas e até mesmo eventos corporativos. Datas tradicionais como Páscoa, dia das Mães ou Pais e outras tem aderido cada vez mais ao brunch.

Formatos de Brunch

brunch floresEm geral o brunch é servido no formato buffet: uma mesa grande aonde as pessoas se servem e se sentam em outros lugares. Se você tem um aparador em casa, poderá usá-lo para disponibilizar as comidas ali, dedicando sua mesa de jantar apenas para pratos e vasos de flores.
Se preferir, coloque sobre a mesa as bebidas: chaleiras, leiteiras, bules e jarras.

No entanto, quando o brunch é doméstico, o mais comum é simplesmente disponibilizar os alimentos na própria mesa de jantar. Como você vai oferecer muitas opções de pratos, fique sempre atento para retirar os vazios e dar espaço para novas opções ou porções.

Caso você queira sofisticar um pouco mais, fazendo da ocasião algo mais formal, contrate garçons para servir os pratos aos convidados sentados.

Você sempre pode realizar o brunch numa área aberta, como uma varanda, jardim ou mesmo adaptado a uma pool party, na beira da piscina. Isso pode ser especialmente encantador.

Como Montar a Mesa do Brunch

Como o brunch em geral sublinha uma ocasião especial, monte a mesa com o que você tem de melhor em termos de louças, copos e talheres. Capriche, também, na roupa de mesa e em sua decoração.

Tons pastéis, mais leves e alegres, são perfeitos para a ocasião, que se inicia ainda pela manhã. Flores naturais complementam o clima de frescor.

Nada de usar itens descartáveis! Embora seja uma ocasião mais descontraída, o brunch deve ser cheio de estilo. Lance mão de tábuas de madeira, pratos giratórios, facas especiais para queijo e todas as peças específicas para servir diferentes alimentos.

O Que Servir num Brunch: os Básicos

brunch comidaA mescla de café da manhã e almoço torna o cardápio do brunch bastante particular. Uma boa forma de começar é pensando em todos os itens que fazem parte de um café da manhã num bom hotel, por exemplo.

Ofereça pelo menos duas qualidades de queijos, presunto, presunto de parma, peito de peru, blanquet e salaminho, por exemplo. A tábua de frios deve ser bem variada.

O mesmo acontecerá com os pães. Francês, australiano, de milho, de queijo, sem glúten, baguette, croissant e integral de forma são boas opções. Torradas também são essenciais.
Para passar nelas, manteiga artesanal, requeijão, pastinhas de soja, mel, geleias especiais. Waffles ou panquecas são indispensáveis e podem ficar deliciosos derretendo esses ingredientes.

Ovos também são essenciais. Podem ser mexidos ou quentes. Salsichas agradam a muitos. Sirva-as com molho. Não se esqueça de disponibilizar sal, pimenta do reino e alguma erva seca, como orégano.

brunch drinksAtenção às frutas! As mais procuradas num brunch são papaya, laranja, morangos, melão, banana e abacaxi. Delas você pode fazer sucos e vitaminas, fundamentais para compor o cardápio.
E se o assunto é bebidas, fica muito claro que café, chás, leite e mate não podem faltar. Inclua um achocolatado também.

Aliás, uma curiosidade. Brunches mais tradicionais servem drinks alcoólicos e até mesmo espumantes. Um drink clássico é o Aperol Spritz, que une água gasosa, espumante e Aperol, arrematado com uma rodela de laranja e bastante gelo.

Para adoçar, açúcar branco, mascavo e adoçante à base de sucralose. Para alguns, mel pode ser uma alternativa. Iogurtes e coalhadas também se beneficiam.

Bolos, tortas, donuts, biscoitos, cupcakes… itens doces não podem ficar de fora, jamais!

Cardápio Especial para Brunch

brunch sanduicheMas nem apenas de café da manhã reforçado vive o brunch. É preciso que ele também se proponha almoço. Portanto, avance para alguns pratinhos quentes. Você pode utilizar os mesmos ingredientes já citados no capítulo anterior.

Poderá montar um sanduíche de baguette com presunto de parma, queijo Emmental e um ovo estrelado por cima, gratinado no forno. Ou uma tapioca na mesma linha.

Nada impede que você inclua quiches, uma salada Waldorf, um salpicão de frango defumado ou outro item do gênero.

É recomendável, inclusive, você substituir um ou outro item do café da manhã reforçado por um típico do almoço. O achocolatado por milk-shake, o cupcake por um petit-gateau.

Brunches são sempre únicos, pois conjugam uma variedade infinita de itens e substituições criativas.