Como Organizar Livros

Escrito por

Livros são a paixão de muitos de nós. Ficção ou não ficção, não há quem não os tenha. Mas como organizá-los? Há algumas formas. A seguir, damos algumas dicas.

Mesmo com a forte presença dos e-readers e audiobooks, livros convencionais ainda são adorados pela maior parte das pessoas. Aprenda como organizá-los da melhor forma para que nunca sejam esquecidos.

Maneiras de Organizar seus Livros

Cada pessoa tem uma forma preferida de organizar os próprios livros. Alguns gostam de dispô-los por grupo de cor da capa, formando um efeito cromático bastante atraente no ambiente. Outros, por tamanho – dos maiores para os menores, por exemplo.

Se você possui espaço disponível em superfícies como mesas de centro ou laterais, poderá eleger livros que merecem destaque para colocar ali. Ele também será um objeto decorativo.

No entanto essas opções de arrumação podem ser pouco práticas. Podem dificultar o acesso a um determinado livro na hora que bater o interesse. Há jeitos mais funcionais de organizar seus livros.

Como Organizar Livros de Maneira Funcional

arrumando livrosSe você é do tipo que acessa seus livros com frequência, o ideal é que os arrume de uma maneira mais eficiente. Ficará mais fácil de encontrá-los.

Uma opção é organizá-los por assunto. Reserve uma prateleira para livros mais técnicos (de estudos, por exemplo), outra para livros sobre artesanato, outra para culinária e assim por diante.

Você também pode arrumar tudo por gênero. Livros de ficção, não ficção e biografias – cada um ocupando um espaço.

Arrumando Livros por Hábitos

Existe, ainda, uma forma mais emocional – e ainda assim, bem racional – de guardar seus livros.

Separe os que você já leu e deseja reler no futuro. Coloque-os nas prateleiras mais altas, já que não serão acessados com frequência.

Reserve a prateleira logo abaixo para os seus livros preferidos, aqueles que você leu com imenso prazer, os presentados por pessoas importantes, os com dedicatórias ou autografados.
Assim, eles ficarão protegidos das crianças.

Livros que você consulta com frequência devem ficar nas prateleiras que estão na altura dos seus olhos. Você os encontrará e os pegará com facilidade. Dicionários, manuais, gramática, culinária…

Logo abaixo você poderá concentrar os livros que ainda não leu. Se essa prateleira estiver muito cheia, é hora de pausar as compras desenfreadas nas livrarias! Leia o que tem antes de comprar mais.

Por fim, na prateleira mais próxima ao chão, deixe os livros que você não tem interesse em manter. Será o espaço da doação, do desapego.

Onde Guardar seus Livros

bolsoes para livrosEm geral os livros ficam dispostos em prateleiras e estantes. Alguns designs mais criativos facilitam a separação física dos seus livros por gênero ou hábitos.

Você também poderá improvisar outras formas de organizar seus livros: em caixotes de feira, ou pallets, muito presentes em projetos de decoração hoje em dia.

Ou em soluções como as da foto ao lado, que simula uma sapateira – só que para livros.