Como Organizar Gavetas de Roupas

Escrito por

A gaveta é um espaço vazio que permite mais formas de arrumação do que você pode imaginar. Veja a seguir como organizar gavetas e deixar as suas roupas e acessórios mais bem preservados e fáceis de encontrar.

A gente já ensinou a arrumar armários e closets. Mas e as gavetas? Acompanhe nosso artigo e descubra algumas dicas valiosas para aproveitar ao máximo o espaço delas, sem deixar nada de fora.

Antes de Organizar suas Gavetas

A primeira coisa a fazer é auditar as roupas que estão nas duas gavetas. Você ainda usa todas as peças? Elas estão em bom estado? Precisa realmente de todas essas camisetas, chales, pijamas?

Separe o que você não usa mais e passe adiante para alguém. Assim você trabalhará apenas com o que de fato deve ficar no seu armário.

Outro detalhe importante: veja se o que você guarda nas gavetas ficaria melhor pendurado num cabide, por exemplo. Pode ser o caso de algum blusão, tricô ou xale.

Organizando as Roupas por Uso, Cores, Estampas e Modelos

camisas polo gaveta

Camisas pólo organizadas em cascata

Agora é a hora de botar a mão na massa. Aqui, a grande dica é guardar as roupas mais usadas nas gavetas de cima. As menos procuradas deverão ficar nas mais perto do chão.

Isso torna as roupas campeãs de uso um pouco mais à mão, sem ter que procurar muito.

Dentro desse critério, você pode guardar as roupas por cor ou estampas. Mas isso só é eficiente se você tiver um bom número de peças daquele tipo.

O truque que funciona em qualquer situação é simplesmente guardar, numa mesma gaveta, roupas que possuem modelos semelhantes. Camisetas de manga curta com as de manga curta; calças compridas de malha com similares. E assim por diante.

Caso você possua apenas duas ou três camisas pólo, por exemplo, não é preciso dedicar uma só gaveta para elas. Coloque-as juntas com as roupas de modelo mais próximo – na gaveta das camisetas de manga curta, por exemplo.

Se você possui roupas das quais não deseja se desfazer mas ao mesmo tempo raramente usa,guarde-as dentro de fronhas. Assim, elas ficarão livres da poeira e do mofo.

Guarde sua roupa de cama dentro de uma das fronhas que faz parte dele.

Dobrando Roupas para Caber na Gaveta

Dobre as roupas no mesmo formato e tamanho. Se preferir, utilize uma prancha especial para esse fim. Ela ajuda bastante a padronizar as dobras e proporções.

Isso ajudará bastante na hora de visualizar as roupas, caso queira empilhá-las na gaveta. Se for esse o caso, faça-o em estilo cascata, deixando um dedo de espaço entre a peça de cima e a que vem embaixo.

Ficará ainda mais fácil encontrar o que você procura, evitando bagunças.

Você pode, ainda, enrolar suas camisetas depois de dobradas. Dessa forma você conseguirá colocar muito mais peças numa só gaveta. Se quiser separá-las por tipo (manga curta e manga comprida na mesma gaveta) providencie divisórias.

Você pode improvisar divisórias a partir de caixas de sapato. Bastará cortá-las nas medidas desejadas.

Sutiãs de bojo podem ser encaixados uns nos outros. Dobre as meias ao invés de fazer bolinhas com elas: isso esgarça o elástico, deformando-as.

Lenços e cachecóis ficam bem mais organizados quando colocados dentro de um cano de PVC – um por cano. Outra opção é adquirir organizadores tipo colmeia, para o mesmo propósito.

Para arrumar suas joias, utilize formas de gelo.