Como Organizar uma Festa do Pijama

Escrito por

Aquelas amizades do seu filho: são tão poderosas que eles não querem se separar nem para dormir! Daí o sentido de uma festa do pijama. Contamos a seguir tudo o que você precisa saber para organizar uma na sua casa.

Uma festa do pijama une diversão e aconchego quando as crianças já não são mais tão pequenas. Por ser realizada à noite e prever que os convidados pernoitem, os preparativos são diferentes de uma festa de aniversário tradicional. Confira a seguir.

Como Convidar para uma Festa do Pijama

É claro que o seu filho terá que priorizar poucos amigos. Afinal, não dá para chamar toda a turma da escola, por exemplo! E é você quem coloca o limite de crianças: Analise qual o espaço disponível na sua casa e quantos conseguirá acolher.

Em seguida, marque a data. O ideal é que seja num final de semana, para que o despertar no dia seguinte não seja tumultuado. Além disso, com a empolgação, as crianças tendem a dormir mais tarde nas festas do pijama – e a acordar mais tarde na manhã.

Por fim, mande um convite (virtual funciona) com endereço e dia e horário do começo e do fim da festa. Peça confirmação de presença.

Quando o lado de lá entrar em contato, aproveite para perguntar se a criança tem algum ritual de saúde específico à noite, como um remédio a tomar. Peça para que tragam uma mochilinha com pijama, muda de roupa, escovas de dentes e coisas que a casa não oferece.

Você também poderá pensar em oferecer esses itens de brinde. Se for demais, pense em chinelinhos e máscaras de dormir para dar para os convidados.

Se alguns dos pais não permitirem que o pequeno convidado pernoite, receba-o mesmo assim! E combine com os adultos uma hora pra ir buscá-lo.

Deixe seus telefones dos pais e reúna os deles. Registre-os logo no seu celular. Na noite da festa, mantenha o aparelho sempre ao seu lado.

Decoração para uma Festa do Pijama

festa do pijama tenda salaVocê pode simplesmente armar colchonetes no quarto do seu filho, com roupa de cama caprichada. É importante que exista lençóis, travesseiros e cobertores limpinhos e bem arrumados. Almofadas divertidas podem ser espalhados pelo local.

Se quiser incrementar a ocasião, há muitas ideias especiais para colocar em prática. A mais encantadora de todas é armar pequenas tendas particulares para cada convidado, com o colchonete arrumadinho dentro de cada uma.

As versões masculinas das tendas podem ser com tecido militar, simulando um acampamento. Ou de pirata, com bandeirinha de caveira no topo; ou de índios, quando a tenda faz as vezes de ocas.

Para as meninas, cada tenda pode ser uma “moradia” de fadas ou de princesas. Em ambos os casos, luzinhas podem ligar cada tenda.

Também é possível armar uma única grande cobertura na sala, com todos os colchões arrumados juntos.

O importante é que caiba todo mundo num só cômodo da casa! Não é legal separar as crianças na hora de dormir.

Balões, bandeirinhas com o nome do seu filho e outros adereços típicos de festas infantis podem – e devem! – ser usados. Adesivos de planetas e estrelas, daqueles que brilham no escuro, podem ser instalados nas paredes e no teto.

Festa do Pijama: Comidinhas

leite e donutsO cardápio da ocasião pode envolver comidinhas típicas de uma ceia, como sopas gostosas com pãezinhos torrados e leite quente ou achocolatado com bolo.

Também podem incluir lanches como cachorro-quente, míni pizzas, cupcakes e pipoca.

Mas isso é só à noite. No dia seguinte ainda tem o café da manhã!

Capriche nos sucos, nas frutas, nos pães, frios, biscoitinhos, ovos mexidos, waffles, panquecas, geleia, mel, cereais com leite…

Brincadeiras e Atividades

meninos comendo pipoca festa do pijamaDentro de casa, e poucas horas antes de irem dormir, as atividades devem ser um pouco menos agitadas do que as das festinhas comuns.

Uma sessão de cineminha na tevê é perfeita. Dê duas ou três opções de títulos de filmes e faça uma votação entre os pequenos. É o momento perfeito para a pipoca do cardápio entrar na programação.

Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, teatrinhos com fantasias, bingo, karaokê, mímicas e atividades com materiais de arte podem ser ótimas. Antes de dormir, organize uma contação de histórias onde cada criança lê dois parágrafos, ou interpreta personagens.