Como Organizar sua Despensa de Comida

Escrito por

 

A organização da despensa é fundamental para o melhor uso da cozinha. Um armário de comida bem arrumado é chave.

Ter simplesmente um bom estoque de alimentos na despensa só é bom se você sabe o que tem e pode encontrar as coisas facilmente.

Uma despensa organizada deixa mais prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar a seu alcance num piscar de olhos, economizando muito tempo.

Planejando e Limpando a sua Despensa

despensaPasse algum tempo fazendo o pré-planejamento de seu armazenamento antes de começar a arrumação da despensa.

Tente organizar a despensa quando estiver sozinha. Assim você pode se concentrar.

Esvazie todas as prateleiras, não tente arrumar somente movendo as coisas de lugar.

Coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.

Limpe e seque tudo com um pano limpo e seco. Não hesite em jogar fora comida velha ou itens que você possa não usar de novo.

Organizando sua Despensa de Comida

Categorize os espaços da despensa. Por exemplo, use uma prateleira para massas e farináceos; outra para grãos e cereais em geral; outra para enlatados; outra para produtos de limpeza;  e assim por diante.

Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas.

despensaJunte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma caixa ou vasilha plástica. 

É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.

Coloque tudo em seus devidos lugares e ao mesmo tempo faça duas listas: a dos produtos que estão na despensa e a de compras, com os itens que estão faltando.

Essa segunda lista pode ser feita a medida em que você vai usando o que esta na despensa. Deixe ali um bloco de papel e caneta somente para este fim.

Deixe os produtos procurados com mais freqüência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos.

Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel – guardanapos, toalhas e pratos descartáveis – e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.

Guarde produtos de limpeza longe da comida.

Se tiver espaço na parede ou porta de sua despensa, pendure ganchos onde possa pendurar a vassoura, um quadro de anotações para a lista de compras e outras coisas que tornem sua arrumação mais fácil.

Se você não conseguir encaixar tudo mantendo a arrumação, considere remover alguns dos itens não primordiais para guardá-los em outro local.

Você pode, por exemplo, manter os materiais de papel na garagem, ou refrigerantes no porão.

Armazenando Alimentos em Espaços Pequenos

Casa menores costumam ter menos espaço para armazenar alimentos e outros tipos de mantimentos.

A primeira dica é a de não centralizar tudo num local só: guarde o material de limpeza na áreas de serviço e os de higiene no banheiro, por exemplo.

Temperos sempre podem ficar em suportes presos à parede, perto do fogão. Legumes podem ficar em cestos independentes ou mesmo dentro do gavetão da geladeira.

Outra recomendação é evitar fazer compras grandes, com muita quantidade de cada um dos produtos. Fracione suas idas ao supermercado.