Como Organizar a Rotina do Idoso

Escrito por

O dia a dia de uma pessoa idosa inclui inúmeros hábitos e cuidados básicos, como medicamentos e exercícios – e tudo nos horários certos. Mas também deve contemplar outras atividades que vão contribuir, e muito, para o seu bem estar. Confira algumas dicas simples mas valiosas para cuidar da rotina do idoso.

Planejando a Rotina do Idoso

Antes de mais nada é hora de observar bem. Como é o dia a dia do seu idoso atualmente? O que está sendo feito de forma certinha, sistemática, e o que precisa ser melhorado? Alguma atividade deveria ser incluída?

Nunca retire hábitos que alegram a pessoa mais velha. A menos que não sejam saudáveis. Se o idoso fuma ou gosta de beber, consulte um médico com ele e faça um plano para diminuir o hábito, até extingui-lo.

idososIsso já pode entrar no planejamento geral da rotina.

Se é sedentário, aproveite para pedir orientações para que se movimente mais. Estímulos sociais e sensoriais também devem contemplados. Caminhadas, encontros em família, músicas, leitura do jornal e reunião com outros idosos podem fazer maravilhas.

Mas atenção: a ideia central é a de cuidado e respeito, e não de infantilização da pessoa velha. A organização serve para que o dia a dia seja mais tranquilo e traga menos confusão e ansiedade para o indivíduo.

No mais, tudo deve constar. Da hora de acordar à hora de dormir, café da manhã, lanches, almoço e jantar; banho, consultas médicas, exercícios físicos, passeios, contatos familiar e social, medicamentos…

Uma boa ideia é intercalar atividades que ele mais gosta de fazer com as que ele não gosta.

Faça revisões constantes da rotina. Veja se os novos hábitos estão funcionando bem. Acerte os horários e dosagens dos remédios conforme o médico as muda. Mude de exercício físico se o habitual não está trazendo alegria.

Trazendo a Organização do Idoso para a Prática

A melhor forma de fazer o idoso seguir a rotina estabelecida é por meio visual, tipo um painel.

Uma boa ideia é utilizar um grande quadro branco, daqueles que são escritos com pilots especiais. Lousa magnética, para ímãs, também é uma ótima opção. Em último caso, uma grande cartolina serve.

Evite lousas de giz. Ele poderá provocar algum tipo de alergia.

Divida o painel em dias da semana. Escreva, com letra grande de imprensa, os horários e as atividades de cada um.

Ainda mais eficiente é colar imagens da atividade. Por exemplo, com uma foto de remédios ou de uma refeição. Assim o idoso nem precisará ler. Se o seu painel for de ímãs, estes podem ser confeccionados com as figuras da atividade em questão.

Ideias de Atividades para Incluir na Rotina da Pessoa Velha

idososSeu idoso merece viver, não só sobreviver. Portanto é fundamental incluir em sua rotina atividades que lhe deem prazer e contatos afetivos.

Investigue com ele o que gosta de fazer. Ler, cozinhar, ver filmes, desenho, pintura, jardinagem… Caso faltem ideias, pergunte o que ele adorava fazer quando era mais jovem. Vale a pena resgatar uma antiga paixão.

Entre as melhores atividades físicas estão a caminhada, hidroginástica, natação e musculação. Mas tudo com a supervisão de um profissional em educação física. Verifique se há a necessidade de fisioterapia.

O convívio com outras pessoas diminui com o passar dos anos. Mas é essencial para o bem estar da pessoa mais velha.

Portanto organize visitas onde ele possa ir até você. Ou eventos familiares onde ele possa estar em contato com seus descendentes e ganhar o carinho de todos.

Essa contemplação pode fazer muito bem a ele. Com certeza terá reflexos positivos em sua saúde física e mental.

Indivíduos religiosos podem comparecer não apenas aos rituais de sua crença mas também fazer parte de grupos internos de caridade.

Também já existem grupos de dança para a terceira idade e aqueles que organizam idas a shows, cinema e outro eventos apenas para quem pertence à faixa etária mais avançada.