Como Limpar seu Nome Junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito

Escrito por

Ninguém quer ficar com o CPF registrado em órgão de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Isso é especialmente preocupante em épocas de consumo aumentado, como uma black friday, o natal ou outras datas comemorativas quando presentear é importante. Confira nossas orientações para limpar seu nome e ficar em dia para consumir sem problemas.

Na verdade liquidar suas dívidas e limpar seu nome junto aos serviços de proteção ao crédito não é complicado. Tudo o que você precisa fazer é se planejar, abrir uma brecha no seu orçamento doméstico ou contar com um aporte de dinheiro capaz de pagar as cobranças pendentes.
Muita gente dedica suas restituições de Imposto de Renda e décimo terceiro salário a isso. Ou simplesmente economiza dinheiro durante alguns meses.

Conheça o passo a passo para liquidar suas dívidas e sair da lista negra do Serasa e SPC.

Limpando seu Nome: Consulte os Órgãos de Proteção ao Crédito

fazendo contasO primeiro passo é simplesmente consultar seu CPF junto aos principais órgãos de proteção ao crédito. São eles o Serasa, SPC, SCPC e CCF (se o problema é um cheque sem fundos).

Você pode comparecer a um dos postos de atendimento do órgão com RG e CPF. Ou também fazer a consulta pela internet, que é mais rápido e cômodo.

De posse de sua lista de dívidas, calcule o valor total do que você precisa regularizar e já coloque esse item no seu orçamento doméstico, prevendo quando terá um aporte de dinheiro que possa cobri-lo.

Procure as Empresas Credoras

A próxima coisa a fazer é entrar em contato com as empresas ou entidades com as quais você precisa fazer o acerto de contas. Procure o departamento financeiro das mesmas e descubra o valor atualizado da sua dívida.
Nesse momento você pode tentar pedir um desconto para liquidar o saldo total. Pagar à vista permite barganhar. Verifique essa possibilidade.

Caso você não consiga pagar tudo de uma vez, peça para parcelar o valor total. Assim que você pagar a primeira prestação, seu nome automaticamente sairá dos órgãos de proteção ao crédito.

Limpando o Nome: seu CPF Regularizado

cpf limparUma vez quitada a dívida ou o primeiro boleto, o sistema leva de um a dois dias úteis para confirmar o pagamento. Então a empresa ou instituição tem cinco dias para retirar o seu CPF da lista negra, removendo as restrições.

Se, passado o período, o seu nome ainda constar nos órgãos de proteção ao crédito, reclame junto à empresa e cobre uma resolução imediata. Se não adiantar, procure órgãos de defesa do consumidor e busque aconselhamento com um advogado.

Feirão Limpa Nome

De tempos em tempos o Serasa promove uma campanha para que os consumidores com dívidas não resolvidas resolvam seus problemas, recuperando seus créditos.

Esse evento inclui muitas empresas que desejam negociar débitos junto aos seus clientes. Alguns chegam a oferecer descontos de até 90% da dívida. Quem paga à vista, é claro, tem mais chances de um desconto maior.

Isso pode ser feito por meio do cadastro online no site www.serasaconsumidor.com.br/feirao. Ele oferece opções de negociação com empresas, oferecendo condições verdadeiramente mais favoráveis.

Você também pode renegociar em pessoa, se dirigindo a uma unidade do Serasa ou à empresa credora. Antes, ligue para ela e certifique-se de que ela está de fato aderindo ao Feirão. Os telefones constam no site já citado.

Algumas empresas permitem a resolução da negociação por telefone mesmo.