Como Limpar Roupas de Couro

Escrito por

Roupas de couro requerem cuidados muito particulares, principalmente no que diz respeito à sua limpeza e higienização. A seguir ensinamos a manter suas peças de couro em ótimo estado por muitos anos.

A menos que você seja vegano, provavelmente possui pelo menos uma peça de couro no seu guarda-roupas, seja uma jaqueta, uma calça, saia ou bolsa. Elas costumam ser das mais queridas do armário, já que envolvem um trabalho mais elaborado para serem feitas – além de custarem caro.

Assim, aprender como mantê-las como novas se torna ainda mais relevante.

Limpeza de Roupas de Couro: Uma Etiqueta para Cada Peça

Uma boa maneira de começar é ficar atento às instruções da etiqueta. Ali estão as principais diretrizes para manter aquela roupa como nova.

Mas atenção: não reserve a todas as suas roupas de couro o mesmo tratamento que uma só peça exige. O processo de fabricação varia de fornecedor. Ou seja, cada etiqueta, uma sentença.

Regras Gerais para Higienizar Roupas de Couro

limpeza couroEm todo caso, existe uma forma de limpar roupas de couro. Pegue um pano macio, umedeça-o com água e passe sobre o lado externo da peça. No interno, use um limpador de couro.

Em seguida, coloque a peça esticada num cabide e pendure-a na sombra, num local ventilado. Quando estiver seca, coloque-a no guarda-roupas assim mesmo. Isso evitará que amasse.

Faça isso a cada quatro meses, não apenas após usar a peça.

Manutenção da Roupa de Couro

Retire sua peça de couro a cada 45 dias do armário para que ela possa arejar. Isso evitará possíveis focos de mofo e proliferação de outros microorganimos.

Passe um protetor de couro nas peças regularmente. Ele é como a pele humana: precisa de hidratação.

O Que Não Fazer com sua Roupa de Couro

Se você acha que a sua roupa de couro está precisando de um bom banho, jamais faça isso em casa, por conta própria. Mergulhar esse material na água poderá causar manchas, remoção de corantes e das camadas umectantes que evitam seu ressecamento.

A lavagem do couro, com água, só poderá ser realizada por profissionais especializados.

Não utilize esponjas para limpar o couro: elas podem riscar sua superfície, e não há solução para isso. Também não coloque a peça úmida para secar ao sol ou no calor intenso: ela poderá ressecar e, literalmente, encolher.

Passar à ferro? Nunca. Se quiser desfazer um vinco, limpe-o da forma adequada e coloque para secar bem esticadinho num cabide.