Roupas de couro requerem cuidados muito particulares, principalmente no que diz respeito à sua limpeza e higienização. A seguir ensinamos a manter suas peças de couro em ótimo estado por muitos anos.[clear]
A menos que você seja vegano, provavelmente possui pelo menos uma peça de couro no seu guarda-roupas, seja uma jaqueta, uma calça, saia ou bolsa. Elas costumam ser das mais queridas do armário, já que envolvem um trabalho mais elaborado para serem feitas – além de custarem caro.
Assim, aprender como mantê-las como novas se torna ainda mais relevante.
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza de Roupas de Couro: Uma Etiqueta para Cada Peça[/h2]
Uma boa maneira de começar é ficar atento às instruções da etiqueta. Ali estão as principais diretrizes para manter aquela roupa como nova.
Mas atenção: não reserve a todas as suas roupas de couro o mesmo tratamento que uma só peça exige. O processo de fabricação varia de fornecedor. Ou seja, cada etiqueta, uma sentença.
[h2 type=”2″ width=””]Regras Gerais para Higienizar Roupas de Couro[/h2]
Em todo caso, existe uma forma de limpar roupas de couro. Pegue um pano macio, umedeça-o com água e passe sobre o lado externo da peça. No interno, use um limpador de couro.
Em seguida, coloque a peça esticada num cabide e pendure-a na sombra, num local ventilado. Quando estiver seca, coloque-a no guarda-roupas assim mesmo. Isso evitará que amasse.
Faça isso a cada quatro meses, não apenas após usar a peça.
[h2 type=”2″ width=””]Manutenção da Roupa de Couro[/h2]
Retire sua peça de couro a cada 45 dias do armário para que ela possa arejar. Isso evitará possíveis focos de mofo e proliferação de outros microorganimos.
Passe um protetor de couro nas peças regularmente. Ele é como a pele humana: precisa de hidratação.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Não Fazer com sua Roupa de Couro[/h2]
Se você acha que a sua roupa de couro está precisando de um bom banho, jamais faça isso em casa, por conta própria. Mergulhar esse material na água poderá causar manchas, remoção de corantes e das camadas umectantes que evitam seu ressecamento.
A lavagem do couro, com água, só poderá ser realizada por profissionais especializados.
Não utilize esponjas para limpar o couro: elas podem riscar sua superfície, e não há solução para isso. Também não coloque a peça úmida para secar ao sol ou no calor intenso: ela poderá ressecar e, literalmente, encolher.
Passar à ferro? Nunca. Se quiser desfazer um vinco, limpe-o da forma adequada e coloque para secar bem esticadinho num cabide.