Como Limpar o Ferro de Passar Roupa

Escrito por

Um ferro de passar roupa sem a devida limpeza pode imprimir manchas indesejáveis nas roupas que você precisa desamassar. Ao mesmo tempo, se a limpeza for feita de modo errado, as chances de manchas voltam a surgir. Veja a seguir como limpar o ferro elétrico da forma certa.

A limpeza do ferro de passar inclui não apenas sua chapa (sapata) como também os orifícios por onde sai o vapor. Estes tendem a acumular impurezas com o decorrer do tempo.

Em todos os casos apresentados a seguir, a regra de ouro é jamais utilizar objetos ásperos ou pontiagudos para realizar a limpeza do ferro. As próprias fórmulas de limpeza foram criadas para dissolver a sujeira de sapatas e furos.

Limpeza do Ferro de Passar: Método Tradicional

Para grande parte das pessoas, a primeira solução que vem à mente é comprar um produto especializado em limpeza de ferros elétricos. Eles em geral são oferecidos no mercado pelas mesmas indústrias que formulam amaciantes e sprays de passar roupa.

Se essa for a sua opção, fique atento, pois existem diferentes produtos para diferentes tipos de ferro. Siga sempre as instruções contidas no rótulo.

Receitas para Limpeza do Ferro de Passar

Existem algumas receitas caseiras para limpar a sapata e os furos do ferro elétrico. Uma das melhores consiste numa mistura de uma xícara de café de vinagre e a mesma medida de sal numa panela, misturando bem os ingredientes até quase levantar fervura.

vinagre limao sal bicarbonato esponjaForre o local aonde pretende deixar o ferro em pé, de modo que não manche a superfície. Use um pano limpo, esponja suave ou uma escova macia para esfregar a receita à chapa. Limpe com um pano úmido e espere cerca de cinco minutos para secar.
Então, ligue o ferro e ative o vapor para que qualquer resíduo que sobrou seja removido.

Outro caminho é misturar uma colher de sopa de água com duas de bicarbonato de sódio. Esfregue com um pano e use cotonetes para limpar os furinhos de saída do vapor. Retire a mistura, encha o dispenser de água, ligue o ferro e passe-o sobre um pano velho.
Espirre um pouco de água até que possíveis restinhos da mistura da chapa.

Mais uma solução: misture uma xícara de café de água morna e uma colher de café de detergente. Esfregue com um pano macio e seque.

Receita para Limpar os Furinhos de Vapor

Se você pretende limpar o reservatório de água e os furinhos de saída de vapor por dentro, preencha-o até a metade com duas medidas iguais de água e vinagre.

Programe o ferro para a temperatura mais alta e aguarde dez minutos. Em seguida, acione o vapor sobre um pano velho.