Como Limpar e Cuidar de Mármore

Escrito por

De nada adianta ter mármore em casa se você não sabe cuidar desse revestimento tão elegante. Seja um piso, bancada, mesa ou mesmo uma escultura, faça jus ao material e limpe-o sempre da forma correta. Não é nada complicado. Confira algumas dicas a seguir.

Existem maneiras caseiras seguras para limpar e polir o mármore. Mas, antes de tudo, é fundamental que você tenha certeza de que é mármore ou granito e não, por exemplo, porcelanato. O mármore é muito mais poroso.

Como Fazer a Limpeza do Piso e da Bancada de Mármore

Antes de mais nada passe um pano seco no piso. Isso removerá a poeira. Na sequência, coloque água morna em um balde e adicione 1 colher de sopa de flocos de sabão de coco por litro. Pode ser usado também sabão de coco em pó.

Agora umedeça um pano de microfibra no líquido e passe sobre o piso de mármore. Para finalizar, enxágue.

Com a bancada de mármore o procedimento é o mesmo. Mas ao invés de usar um balde de água morna, use a medida de uma bacia. Aqui é permitido somente o uso de sabão líquido neutro, além das raspas do sabão de coco.

Saponáceos e outros produtos de limpeza pesada são proibitivos.

Utilize uma esponja macia para limpar.

Remova Manchas de Gordura do Mármore Branco

Saiba, no entanto, que antes de limpar seu piso ou bancada de mármore, é preciso remover possíveis manchas dele. Principalmente as de gordura.

Gotas de azeite, por exemplo, sairão com facilidade misturando bicarbonato de sódio com amido de batata ou de milho. Adicione algumas gotas de água morna, para criar uma pasta. Aplique sobre a mancha, pois assim ela será absorvida.

Você poderá tentar a mesma receita para o caso de outras manchas de gordura.

Como Polir Mármore

Existe um polimento ideal para mármores já polidos, que não serve para os brutos.

Misture  50g de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Passe a solução sobre toda a área e aguarde quatro horas. Remova tudo com um pano limpo embebido em água morna para lavar o mármore e remover a pasta.

Se ainda não estiver à gosto, repita a operação.

Por fim, passe uma flanela ou pano macio de algodão e esfregue com movimentos circulares.

Caso queira selar o mármore, dificultando a nova penetração de sujeira e aumentando o brilho da pedra, aí sim. Procure no mercado um produto específico, não abrasivo, e leia o rótulo com atenção. Faça um teste numa pequena área antes de passar no restante da superfície.

Atualmente existem ótimos produtos à venda, principalmente para polir as superfícies de mármore. A Bellinzoni, importado da Itália, está entre os melhores para lustrar mármore. Além de ser muito durável.

O Que Evitar

banheiro marmorePor mais duro e poderoso pareça o mármore, ele é delicado.

Jamais use detergentes ácidos (pH ácido) sobre ele.

Jamais use produtos de limpeza industrializados como saponáceos ou limpeza pesada, pois poderão amarelar o mármore claro. Substâncias químicas podem ser perigosas. Vinagres de maçã, de vinho, suco de limão e ácido cítrico são fortemente desaconselhados.

Como vimos, o bicarbonato de sódio é adequado, mas desde que em forma de creme ou diluído em água.