Como Limpar Bolsas de Couro

Escrito por

Que toda mulher adora comprar bolsas, todo mundo sabe. Mas será que todas sabem como guardar e limpar corretamente suas preciosidades? As dicas são muito fáceis de lembrar. Acompanhe.

Como Limpar uma Bolsa de Couro

Se caiu algum molho, comida ou bebida em cima da sua bolsa de couro, não se desespere! Basta esfregar sabão neutro com uma escova macia sobre o local sujo e remover a mancha com um pano úmido. Depois, passe um pano seco ou uma flanela para lustrar e ela ficará novinha em folha!

Se pegou chuva com a bolsa, deixe-a secando na sombra e em local arejado. Mas evite usar produtos de couro em dias de chuva, a acidez da água da chuva pode manchá-los com o tempo.

limpeza bolsa de couroPara limpar as peças e enfeites de metal da sua bolsa, passe apenas uma flanela seca e produtos específicos para limpeza de metais. Cuidado para não deixar o produto derramar ou escorrer para o couro.

Se sua bolsa tem enfeites como paetês, glitter ou tecidos ásperos, use apenas uma escova de cerdas macias para remover a sujeira.
Escove delicadamente para não danificar o enfeite nem a bolsa.

Para não correr o risco de manchar sua bolsa ou o forro de forma irreversível, deixe-a longe de comidas gordurosas. Produtos que contêm óleo e ácidos difíceis de limpar: azeite, óleo, maionese, batom, gloss, perfume e tinta de caneta são alguns deles.

Lembre-se: roupa escura com bolsa de couro claro exige cuidado redobrado! A fricção da bolsa na roupa faz com que a cor escura manche a bolsa com o tempo. Se isso acontecer, limpe com sabão neutro e pano úmido, mas o melhor é evitar!

Como Guardar Bolsas de Couro

Se o seu armário tem muitas prateleiras, reserve uma ou duas para guardar suas bolsas. Este é o melhor lugar para mantê-las sempre novas, sem deformidades.

Deixe-as em pé, posicionadas uma ao lado da outra, na ordem de sua preferência. Por tamanhos, frequência de uso, cores etc.

Se as gavetas do seu armário forem profundas e espaçosas também podem ser um bom local para guardá-las. Deixe-as em pé e não uma em cima da outra.

Se você tem aqueles cabideiros de chão ou de parede, pode usá-los para pendurar as bolsas de uso mais constante. Porém, as que você quase não utiliza devem ficar em prateleiras e protegidas da poeira. Isso evitará que deforme as alças ou manche a cor.

Se você sempre joga fora aqueles enchimentos de papel que vêm dentro das bolsas, pode mudar de ideia na próxima compra! O ideal é deixar o enchimento para evitar que a bolsa se deforme, principalmente aquelas que não têm muita estrutura, são mais “moles”.

Como Manter a sua Bolsa Nova por Mais Tempo

Limpeza do couro
Para manter o couro de sua bolsa durável por anos, aplique uma cera ou graxa específica para couro, de preferência em pasta. Vovê pode encontrar em lojas de sapatos, ou na internet.

São melhores que produtos líquidos. Além de hidratar, deixam uma película que ajuda a impermeabilizar.

Após a aplicação da cêra na bolsa, deixe secar por algumas horas e depois dê um bom lustre no couro. Pode ser com um pano limpo e macio ou até com uma escova de cerdas macias. O lustre faz toda a diferença na boa manutenção do couro.
Cuidado – só serve para couro. Não usar com camurça ou nobuk.

Coloque a quantidade de objetos dentro da bolsa de acordo com o tamanho dela. Se você gosta de levar quase a casa toda dentro da bolsa, use aquelas bolsas extra-grandes, que cabe muita coisa.
As menores são para menos objetos. O peso excessivo pode deformar sua bolsa e até arrebentar a alça ou rasgar a costura!

Cuidado com roupas que tenham apliques ou objetos ásperos, como paetês, lantejoulas, miçangas etc. Esses enfeites podem raspar o couro e isso não tem conserto!

Por outro lado, bolsas com esses enfeites ásperos requerem muito cuidado não só na limpeza, mas na hora de guardar e de usar. Tente não esfregar ou esbarrar a bolsa, pois os enfeites podem se soltar.

Roupas molhadas também mancham o couro da bolsa, por isso preste atenção para deixar sua bolsa longe da roupa molhada – principalmente a colorida.
Objetos pontiagudos como tesouras, alicates, facas, agulhas etc podem furar e danificar sua bolsa para sempre!

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: bzo