Como Limpar a Máquina de Lavar

Escrito por

Quem lava a sua roupa também precisa ser lavada! Afinal, com o tempo, a sua máquina de lavar roupas pode acumular fios que seguram a sujeira – perfeitos para o surgimento de fungos e bactérias. Isso pode acabar contaminando outras peças e causando mau cheiro no tambor da lavadora. Veja a seguir como higienizar sua máquina de lavar.

Solução Caseira para Higienizar a sua Lavadora de Tampa Superior

Com ingredientes facilmente encontrados e um processo simples você será capaz de limpar o interior do tambor da sua máquina, assim como suas peças externas.

Ingredientes

  • 1 litro de vinagre branco destilado
  • 1 litro de água sanitária
  • água quente
  • pano ou esponja

Modo de Fazer

pano limpeza máquina de lavarO primeiro passo é encher sua máquina de lavar com água quente. Em seguida, despeje o litro de água sanitária e ligue a lavadora e ligue-a por um minuto. Então, aguarde por uma hora.

Passado esse tempo, regule a máquina para o ciclo mais longo até o fim. Espere que essa água toda seja escoada e reinicie o mesmo processo com água quente. Só que, desta vez, a água sanitária será substituída pelo vinagre.

Use a mistura de água com vinagre umedecer um pano ou esponja e limpe as partes da máquina, tais como dutos de passagem de sabão em pó, botões, painéis, dobradiças da tampa e demais partes secas.

O dispenser de sabão e amaciante deverá ser retirado, escovado e enxaguado. Se o da sua lavadora não for removível, despeje uma xícara de vinagre branco e deixe atuar por alguns minutos. Depois é só enxaguar.

Repita esse processo a cada seis meses.

E atenção: nunca misture água sanitária ao vinagre. É uma mistura explosiva.

Solução Caseira para Higienizar a sua Lavadora de Tampa Frontal

bicarbonato máquina de lavarCaso a sua lavadora seja de tampa frontal, encha-a com água quente e adicione um litro de vinagre branco de álcool no dispenser, de modo que ele alcance o interior da máquina.

Programe um ciclo de uma hora. Na metade desse tempo, coloque uma xícara de bicarbonato de sódio no dispenser e deixe que a água o leve para o interior da máquina. Aguarde mais 30 minutos e deixe que a máquina finalize normalmente seu ciclo.

Como Limpar a Lavadora em Regiões de Água Dura

Caso você habite uma região com maiores concentrações de cálcio e sais – a famosa água dura -, faça de três em três meses. E adicione mais vinagre à água.

Se preferir, use pastilha anticalcário. Elas manterão os tubos de entrada e escoamento livres de depósitos minerais. E sempre verifique o estado das tubulações da máquina.

Dicas Adicionais para Limpeza de Máquinas de Lavar Roupas

filtro de fiaposVocê pode utilizar um pano com saponáceo cremoso para remover possíveis manchas no tambor. Se forem insistentes, aplique o produto e em seguida acione a lavadora num ciclo de água quente.

Deixe o equipamento funcionando por quinze minutos, com panos velhos.

Limpe o filtro de fios mensalmente, retirando o material que ficou preso e lavando a própria peça com água corrente. Só recoloque na máquina depois de seco.

Dependendo do modelo da sua máquina, você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó para retirar os fiapos.