Como Limpar a Casa Usando Vinagre

Escrito por

Uma simples garrafa de vinagre tem o poder de substituir vários produtos de limpeza industrializados na hora de colocar a casa em dia. Confira a seguir várias dicas de uso do vinagre na limpeza doméstica.

Entre as receitas caseiras de produtos de limpeza, o vinagre consta como um dos mais eficientes e simples de usar.

Remova Manchas e Odores

Use 50ml de água com a mesma quantidade de vinagre e borrife sobre manchas de suor ou de desgaste. Deixe secar naturalmente. É ótimo para tapetes e colchões.

Para manchas mais difíceis, misture 1 colher de chá de vinagre, 1 colher de chá de detergente e uma xícara de água morna. Coloque sobre a mancha, aguarde por dois minutos e seque.
No vaso sanitário, pias e pisos de cerâmica, borrife vinagre puro sobre a área. Aguarde 15 minutos e esfregue bem.

Odores desagradáveis num quarto, banheiro ou armário podem ser neutralizados com uma vasilha com vinagre colocada no centro da área. Quanto maior o diâmetro da vasilha, melhor.

Para eliminar odores de ralos, jogue vinagre puro ali. Acabar com o cheiro de cebola, alho e peixes das mãos, lave-as com vinagre puro.

Elimine Mofo e Restos de Cola; Desentupa Ralos

vinagre limpezaPara retirar tanto mofo quanto restos de cola de adesivo, passe vinagre puro na área afetada, espere dez minutos e limpe. Isso vale para azulejos, rejuntes, pastilhas, box e outros revestimentos.

Para desentupir ralos, jogue bicarbonato de sódio no orifício, seguido de vinagre puro e, por fim, uma caneca de água quente. Espere agir. Se necessário, use um desentupidor de ralos para promover o escoamento da solução.
Repita esse processo semestralmente ou sempre que houver necessidade.

Polimento de Metais e Limpeza das Janelas

Caso você possua objetos de prata, bronze ou cobre, eles ficarão bem brilhantes se esfregados com uma mistura de 1 colher de chá de sal, 1 xícara de vinagre e 1/4 de xícara de farinha de trigo.
Deixe descansar por 15 minutos, enxágue e depois seque com uma flanela bem macia, para dar brilho.

Vidros e janelas podem ficar translúcidos misturando duas partes iguais de vinagre e água, borrifar diretamente e secar com jornal ou com um pano que não solte fiapos.

Limpeza na Cozinha Utilizando Vinagre

limpeza janelaPotes plásticos podem ser desodorizados com um pouco de vinagre em seu interior, tampando-o e deixando descansar por meia hora. Tábuas de carnes podem ser desinfetadas molhando-as com a substância pura, lavando depois de 3 minutos.

Eletrodomésticos, que frequentemente estão sujos e engordurados, podem ser higienizados com um pano embebido em vinagre. Isso inclui geladeira, fogão, coifas e utilitários como batedeiras e liquidificadores.

Bancadas e móveis da cozinha também entram nessa lista.

Microondas podem ser limpos por dentro com uma solução de duas vasilhas de sopa de vinagre e uma xícara de água sendo aquecidos por 5 minutos. Quando terminar, deixe lá dentro por mais 4 minutos. Pronto: bastará limpá-lo como de costume.