Como Lavar Roupas de Verão

Escrito por

Roupas de verão, como biquínis, sungas, cangas, saídas de praia, bermudas e outras peças típicas, sofrem ações específicas do meio externo e costumam ser feitas de materiais especiais para lidar com ele. Portanto existem, também, indicações específicas para lavá-las. Conheça-as a seguir.

Como Lavar Biquínis, Sungas e Maiôs

Em primeiro lugar: esqueça a máquina de lavar. Roupas de banho devem ser higienizadas e enxaguadas à mão. Para isso, comece retirando o excesso de cloro, sal e areia já no chuveiro, que pode ser frio ou morno. Deixe a água correr bastante sobre elas.

Depois, utilize um pouco de sabão líquido ou neutro e ensaboe-as bem. Mas nunca derrame-o diretamente sobre as peças. Roupas de banho não deixam de ser roupas íntimas; logo, capriche. E, pelo mesmo motivo, retire completamente o sabão em seguida.

esfregando roupa

Lave sua roupa de banho à mão, no chuveiro, balde ou tanque

Torça bem seu biquíni, maiô ou sunga, retirando o máximo possível de água. Pendure-os à sombra, o que evitará desbotamento. Secadora, jamais.

Quando estiverem secos, dobre-os ou guarde-os esticados numa gaveta. Isso evitará que amassem e criem vincos, mesmo em se tratando de peças feitas de tecidos elásticos. Nunca passe-os à ferro.

Nunca esfregue suas roupas de banho com escovinha. Isso poderá danificar a malha da peça puxando fios ou estimulando o surgimento de bolinhas.

Se precisar de uma limpeza mais pesada, esfregue-as nas ondulações de um tanquinho, por exemplo. Ou deixe-as de molho por algumas horas num balde de água fria com algum sabão líquido.

Lavando Roupas de Verão: Cangas, Camisetas, Bermudas, Saídas de Praia

canga mulher praiaNunca misture roupas brancas ou de cores claras com as de tons vibrantes.

Na máquina de lavar, sempre use o ciclo para roupas delicadas – e utilize um sabão também indicado para roupas do mesmo tipo, ou de bebê.

Sempre coloque-o no dispenser da lavadora, jamais diretamente sobre as roupas. Em tanques ou baldes, prepare a água com o sabão e só depois mergulhe suas roupas de verão.

Não dispense um bom amaciante. Ele ajuda, e muito, a manter as fibras em dia, além de um aspecto de novo. Sem contar que facilita muito na hora de passar, exigindo menos tempo de contato entre tecido e ferro.

Assim como é recomendado para as roupas de banho, coloque suas roupas de verão para secar à sombra, evitando o desbotamento indesejável.