Como Lavar o Sofá de Tecido

Escrito por

Mesmo utilizando capa, às vezes é importante lavar o sofá de tecido. Se você não oferece nenhum tipo de proteção pro seu estofado, então, se torna imprescindível. É claro que existem empresas especializadas nessa missão, mas você já experimentou fazer você mesmo essa limpeza? Então vem com a gente que ensinaremos o caminho das pedras. Tudo o que você vai precisar é de um aspirador de pó com modo alternativo para sugar líquidos. Confira.

Receita de Solução para Lavar o Sofá de Tecido

lavar o sofáSim, é possível fazer em casa mesmo uma solução para borrifar no sofá e livrá-lo da sujeira. Mas ela pode variar conforme o objetivo.

Se quiser apenar remover o encardido, misture num recipiente água morna e uma colher de sopa de sabão de coco líquido.

Caso queira retirar uma mancha, bata água morna com detergente neutro com  ajuda de um misturador de ovos.

Nunca utilize sabão em pó, produtos que contenham cloro na formulação ou água sanitária. Lavar o sofá é uma tarefa delicada.

Como Fazer a Limpeza do Sofá de Tecido

lavar o sofáAntes de borrifar a decida solução sobre o seu sofá, aspire-o bem. Retire todas as almofadas e capriche nas frestas existentes entre uma parte e outra. Para isso, utilize o bico mais afilado do seu aspirador.

Em seguida, sim: borrife-o bem com a solução adequada. Ele devera ficar bem úmido. É melhor fazer isso por partes, para que a última região do sofá não seque antes de você chegar lá.

No caso de manchas, esfregue-as com uma escovinha macia. Se for necessário, borrife mais solução naquela região. Se a mancha for de gordura, coloque duas camadas de papel toalha sobre ela antes de começar todo o processo.

Coloque o seu aspirador de pó no modo de sucção de água. Aspire até retirar o excesso da solução. Em seguida borrife o sofá com água pura, para “lavar” a solução. Aspire novamente.

Espere que esteja totalmente seco antes de usá-lo novamente. Ou antes de cobri-lo com uma capa.