Como Lavar Lingerie

Escrito por

A lingerie é uma roupa delicada – e a forma de lavá-la também deve ser. A durabilidade dessas peças depende diretamente do jeito de lavar. Veja a seguir como fazer isso da forma certa. Todo cuidado é pouco.

Regras Gerais para Lavar Lingerie

Se for possível, evite usar a máquina de lavar roupa para estas peças. O ideal é que a lavagem seja feita à mão, com pouca esfregação e sabão neutro ou específico para roupas íntimas.

Caso você realmente precise usar a máquina, sempre utilize o ciclo para roupas delicadas. E separe as peças em saquinhos próprios para lavagem à máquina.

Como Lavar Sutiãs e Calcinhas

lingerie máquina de lavar saquinho

Se preferir lavar a lingerie à máquina, coloque-as em saquinhos especiais para esse fim

Se puder, lave suas calcinhas e sutiãs à mão. Jamais esfregue-as com escovinhas. No máximo, contra as ondulações do tanque. Use sabão neutro ou específico para roupas delicadas, água fria e enxague muito bem.

Nunca as torça. Tire apenas um pouco do excesso da água. Se tiver pressa, enrole a peça numa toalha e aperte bem para apressar a secagem.

Seque na sombra. O calor do sol pode tirar a luminosidade própria dos tecidos. Secar penduradas em varal. As rendas de lycra das lingerie deformam se forem secas em secadora.

Lingeries de Renda

calcinhas varalNão lave os produtos com aplicações de renda 100% algodão na máquina de lavar. Do contrário a vida útil das peças será reduzida.

Tanto as rendas nas cores branca e cru como coloridas devem ser lavadas com sabão neutro. Jamais use sabão em pó, principalmente os que possuem componentes químicos para tirar manchas ou alvejar.

Para secar, aconselhamos a temperatura ambiente, evitando ao máximo o uso de secadora. Se quiser passar uma lingerie de renda sugerimos o ferro à vapor. Assim of fios ficarão mais encorpados, dando um aspecto de roupa engomada.

Como Lavar Meia-Calça e Meias de Seda

Recomenda-se lavar as meias-calças à mão, em água morna e sabão neutro. Enxaguar e enrolar em uma toalha, deixando secar em temperatura ambiente.

Não use produtos à base de cloro ou amaciante, que danificam a composição dos fios sintéticos. Já no tocante às meias de seda, enxágue-as em água com um pouquinho de sal.

Lavando Meias de Nylon

meias finasCaso suas meias possuam nylon ou helanca na composição, fuja da água quente. Também não as torça ao final, pois podem deformar. O jeito certo é tirar o excesso de água enrolando-as numa toalhinha felpuda. Depois, deixar secar em lugar fresco, porém nunca ao sol.

Passe em água todas as vezes que forem usadas.

Para maior resistência das meias de nylon, antes de serem usadas, molhe-as e coloque-as num saquinho plástico. Leve ao congelador por algumas horas ou durante uma noite. Retire-as, deixe-as descongelar e pendure-as para secar à sombra.

Também se conservarão muito bem quando lavadas numa mistura de água e vinagre. Novamente, evite espremê-las ou torcê-las, apenas pressionando-as com uma toalha felpuda.