As cortinas da sua casa não devem ser esquecidas: elas merecem toda a limpeza dedicada ao resto do lar. Embora não precise ser muito frequente, é recomendável higienizá-las pelo menos de quatro em quatro meses. Veja a seguir como lavar suas cortinas à máquina.[clear]
Cortinas bem lavadas fazem uma grande diferença. Não apenas suas cores e estampas voltam a se sobressair como a escuridão ou luminosidade externas voltam àquelas desejadas quando as cortinas foram compradas.
Além disso, cortinas tendem a acumular poeira. O que pode ser prejudicial à saúde, causando alergias e outras doenças respiratórias.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidado na Hora de Retirar as Cortinas[/h2]
Em primeiro lugar, a sua segurança. Observe bem se é capaz de subir numa escada alta e retirar, sozinho, a cortina de seu trilho ou varão.
Talvez você precise de ajuda de outra pessoa para fazer isso ou segurar as cortinas quando as soltar.
Aproveite para limpar as partes fixadas à janela, que provavelmente estarão também empoeiradas. Lubrifique o trilho.
[h2 type=”2″ width=””]Lavando as Cortinas à Máquina[/h2]
Preste bastante atenção à etiqueta de fabricação das cortinas: ela possui informações importantes sobre o tipo de tecido e pormenores do processo de lavagem.
Se as suas forem presas por argolas, retire-as e guarde-as.
Caso sua janela seja coberta por um par de cortinas, coloque uma parte de cada vez na máquina. A limpeza será mais eficiente. Prefira sabão líquido, que apresenta menor risco de manchar a peça com sua própria cor.
Se as cortinas forem brancas, vale a pena usar um bom alvejante. Se o tecido for muito delicado, coloque-as dentro de sacos específicos para lavagem de roupa. Uma fronha com zíper também pode servir.
Use o ciclo de roupas delicadas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Secar as Cortinas Após a Lavagem[/h2]
O ideal é dispensar a secadora e abrir um bom espaço no varal. A recomendação é pendurar as cortinas à sombra, da mesma maneira como ela costuma ser pendurada junto à janela.
Você também poderá recolocá-las no lugar, deixando-as secar assim.
Em seguida, passe-as à ferro e pendure-as direto no lugar, sem dobrá-las.