Como Lavar o seu Boné sem Estragá-lo

Escrito por

Os bonés garantem proteção e conforto no nosso dia a dia contra o sol. Mas não apenas isso: há décadas se tornaram um dos grandes acessórios da moda urbana. Saiba como lavá-los sem que percam toda a estrutura que os mantém imponentes e irreverentes ao mesmo tempo.

O boné fica em contato direto com a cabeça do usuário, absorvendo suor e impurezas presentes no cabelo. Uma boa limpeza deve ser frequente – e fazer isso não é nada complicado.

No entanto, alguma atenção é exigida, pois existem métodos corretos para que não estrague alguma parte ou ele todo.

Separamos aqui as principais dicas de como lavar o seu boné, seja ele um boné de aba reta ou de aba curva.

Lavando o Boné: Material Necessário

  • Balde
  • Detergente
  • Removedor de manchas
  • Escova de dente
  • Flanelas
  • Plástico filme
  • Toalhas de mão
  • Secador

Tipos de Lavagem de Bonés

boné mulherCada tipo de lavagem necessita de materiais distintos dessa pequena lista.

Alguns bonés mais novos e sem muitos detalhes podem ser lavados com imersão na água e no detergente, tudo isso em um balde. Já modelos mais delicados, precisam ser higienizados com escovas de dente úmidas, detergente e alvejante.

O cuidado principal está em relação aos bordados ou adesivos. Proteja tais partes usando um plástico filme.

Seque usando um secador ou toalha de mão, mas se preferir deixe um tempo no sol para agilizar o secamento. Mas lembre-se que, se muito tempo exposto no sol, a cor poderá desbotar com o tempo.

Outra dica é usar bicarbonato de sódio para bonés brancos, esse produto deixa o tecido claro completamente limpo e, além disso, retira bactérias e até fungos.

Lavagem Genérica

Encha o balde e coloque um pouco de detergente. Antes de mergulhar, pingue gotinhas de removedor de manchas nas partes mais danificadas, em seguida, esfregue levemente com a escova.

Coloque o boné na água e esfregue-o por completo com a escova (água quente, mas não fervente, ajuda a tirar as manchas). Use o secador para garantir que o boné fique bem sequinho.

Lavar Sem Estragar Bordados e Adesivos

homem boné ruaPara essa lavagem cubra o adesivo com plástico filme. Em seguida, coloque um pouco de água em um balde e acrescente detergente e vá molhando com uma escova esfregando parte por parte.

No que se refere ao bordado, faça a lavagem com o plástico filme. Caso contrário, para peças menos delicadas, encha um pequeno balde com água e coloque um pouco de detergente.

Pegue a flanela ou qualquer pano utilizado para limpeza e molhe-o um pouco no balde, passe delicadamente em todas as partes, com mais cuidado.

Enxague no balde cheio de água limpa. Seque com uma toalha de mão e depois deixe o acessório na sombra para que toda a água evapore.

Cuidados com o Velcro

É muito comum linhas, pedaços de tecidos e até cabelos grudarem no velcro. Assim, essa parte do boné necessita de mais atenção. Antes da lavagem, retire toda sujeira com as próprias mãos.

Atenção: lavagens à máquina estão proibidas. Esses aparelhos podem causar pequenos ou danos definitivos nos bonés. Procure sempre fazer a lavagem à mão, e seguindo o passo a passo conforme o tipo de boné.