Como instalar coifa de forma prática e eficiente, independente do modo de funcionamento e tamanho do equipamento, é uma dúvida bastante comum para quem busca deixar sua cozinha mais cheirosa e limpa.

Se você acabou de adquirir uma coifa e não sabe com o que precisa ter atenção na hora da instalá-la, então precisa conferir as nossas dicas!

Instalação Depende do Tipo de Coifa

Antes de entender como deve ser feita a instalação de uma coifa, é preciso saber que existem dois tipos principais desse equipamento: a coifa de ilha e a coifa de parede.

A primeira é aquela que é conectada diretamente no teto da cozinha; já a segunda é a mais conhecida, instalada na parede. Logo, é mais indicada para quem tem fogões tradicionais.

Além de, obviamente, influenciar na forma de instalação – o que explicaremos mais adiante nesse post -, a escolha da coifa também precisa ser feita com base nas características da sua cozinha.

Para aquelas mais espaçosas, geralmente integradas com a sala de jantar, e que possuem balcões ou ilhas com fogões do estilo cooktop, o modelo de ilha é o mais apropriado.

Já nos outros casos, a coifa de parede funcionará com eficiência e também combinará com o design do ambiente.

Leve em Conta o Modo de Funcionamento da Coifa

coifaNão há variedade somente no design das coifas, mas também na forma de funcionamento do equipamento. Dependendo da instalação (e do modelo, claro), ele pode operar com a função de depurador ou exaustor.

Atuando com depuração, a coifa funciona como um filtro. Nela, entra o ar com as impurezas resultantes do preparo de alimentos e, após passar por uma série de filtros, esse mesmo ar retorna para o ambiente, agora limpo.

Porém, isso não ocorre com máxima eficiência – embora funcione bem para ambientes compactos. E também para quem não cozinha receitas que deixam aromas mais “fortes”, como frituras.

Na função de exaustão, por sua vez, o aparelho irá substituir o ar do ambiente completamente. Ou seja, a coifa absorve o ar do ambiente e, através de uma saída e uma tubulação de ar que liga o aparelho ao exterior, expele o ar “sujo”.

Em seguida, aspira o ar limpo da área externa, renovando, assim, o ambiente da cozinha. Isso proporciona uma climatização muito mais confortável, completa e eficiente no local.

A Instalação da Coifa

coifa tetoComo você já deve ter imaginado, a escolha da forma como a coifa irá operar tem impacto direto na complexidade da instalação.

Para funcionar como depurador, não é necessário efetuar alterações estruturais na cozinha, apenas fixar o aparelho de forma correta. Assim você respeita  respeitando as indicações de segurança (que você confere mais logo abaixo).

Já se o objetivo é utilizar a coifa como exaustor, aí será necessário uma reforma no teto para a instalação da tubulação. Ela será capaz de ligar o aparelho até o exterior do seu lar – ponto fundamental para esse tipo de funcionamento.

Para executar a instalação de forma correta e segura, é preciso respeitar instruções de segurança de acordo com o modelo de coifa, tipo de fogão, tamanho da cozinha e também do material utilizado na construção da parede ou do teto do ambiente. Veja algumas dicas.

Instalação de Coifa de Ilha

Nesses modelos, o aparelho é fixado no forro do teto. Por isso, antes de adquirir uma coifa assim, certifique-se de que a sua cozinha a suportará.

Caso o forro do seu apartamento seja feito de gesso ou madeira – materiais que geralmente não suportam o peso desse equipamento -, a coifa de ilha deverá ser instalada diretamente no teto.

Portanto, tenha atenção na hora da instalação e, de preferência, procure o serviço de profissionais especializados. Serão necessárias alterações na estrutura da cozinha.

Instalação de Coifa de Parede

Já com relação a esse modelo, não existem restrições mais específicas. O importante é apenas ter a certeza de que a parede suportará o peso do equipamento.

Além disso, caso seu objetivo seja utilizar a coifa no modo exaustor, o mais indicado (embora não seja uma regra) é instalar os dutos na mesma parede da coifa.

Instalação de Coifas: Recomendações de Segurança

A primeira orientação pode até parecer óbvia, mas não custa nada reforçar: você não pode instalar um modelo de parede como se fosse um modelo de ilha e vice-versa.

Sempre verifique as instruções no manual do aparelho e respeite as metragens de segurança. Confira algumas orientações gerais:

  • A distância entre o fogão e coifa precisa ser de, no mínimo, 65 cm.
  • A distância do aparelho para o chão deve ser de 1,70 m, no eixo do fogão.
  • A coifa tem que cobrir toda a extensão do fogão, pois assim você contará com mais eficiência na redução dos odores.
  • Se a coifa for operar no modo exaustor, o duto de ar precisa ter pelo menos 15 cm de diâmetro.
  • É fundamental que na cozinha haja uma tomada centralizada a uma distância de, no máximo, 2,30 m do chão.

Seguindo as nossas dicas você não apenas irá escolher o modelo de coifa que melhor se adapta à sua cozinha, mas também saberá com o que precisa ter atenção na hora de instalar o equipamento.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da WebContinental.