Como Evitar Formigas em Casa

Escrito por

Não é apenas no campo que convivemos com formigas. Elas se adaptaram muito bem ao ambiente urbano – e adoram visitar nossas casas em busca de alimentos. Formigas não são bobas! Por isso, para mantê-las fora de nossas vistas, é preciso contar com alguns segredos. Veja a seguir truques sustentáveis, livres de veneno, para afastar esses insetinhos.

A menos que você praticamente não saia da cozinha, é virtualmente impossível evitar que as formigas entrem na sua casa. Elas aparecem logo depois que uma pequena migalha cai no chão ou exista louça suja na pia.

Formigas também podem se espalhar pela casa. Basta largar uma latinha vazia de refrigerante no quarto ou – acredite – uma escova de dentes mal lavada, com mínimos restos de comida.

As espécies de formigas que habitam áreas urbanas são onívoras – ou seja, se alimentam de vegetais e proteínas. E, é claro, amam açúcar. Portanto, não se limitam aos jardins e canteiros da rua. Elas realmente invadem as residências, já que lá encontrarão tudo isso com facilidade.

Além de tentar manter tudo limpo e organizado, é possível evitar as mais atrevidas com substâncias orgânicas.

Ingredientes Naturais que Afastam Formigas dos Alimentos

formiga biscoitosO açucareiro é, em geral, o item a sofrer ataque mais rapidamente. Potes de mel também. Você pode guardá-los na geladeira – ou poderá colocá-los sobre um pires e pedaços de cascas de uma laranja ou limão ao redor. Cravo-da-Índia também é indicado.

Outra saída – que também serve para comedouros de animais de estimação – é espalhar vaselina ao redor da área aonde ficam guardados potes com alimentos doces e ração.

Espalhe cravos comuns pelos cantos das dispensas de comida para evitar a entrada dos bichinhos e o infestamento dos alimentos. Tampinhas com bicarbonato de sódio e açúcar ajudam a exterminá-las.

Como Evitar Formigas em Diversos Lugares da Casa

canelaA dica dos cravos também se aplica a qualquer local da casa por onde as formigas costumam circular. Canela em pó também é recomendada.

Outra forma de evitar formigas é identificas de quais pontos elas entram na casa e aplicar fórmulas caseiras. Uma delas é fazer uma solução de metade de água e metade detergente e aplicar em frestas e buraquinhos com um borrifador ou seringa.

Você também pode salpicar esses pontos com pimenta caiena ou borra de café.

Depois de limpar um ambiente, borrife vinagre branco no piso. Isso dificulta o retorno das formigas ao ambiente. Aplique gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em volta de janelas e de portas.

Faça riscos com giz na soleira externa da sua porta ou janelas: esses insetos detestam o carbonato de cálcio presente nele.