Como Evitar Bagunça em Casa

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Algumas vezes, quando estamos arrumando a casa, cometemos erros que vão provocar uma nova bagunça muito em breve. Saiba o que impede que as coisas permaneçam em ordem e tenha uma casa organizada por mais tempo.

Faça Organizações com Relativa Frequência

O objetivo aqui é que a sua organização da casa seja eficiente, diminuindo a necessidade de novas arrumações num curto espaço de tempo. Mas isso não significa arrumar raramente.

Se você só para para organizar suas coisas a cada quatro meses, não vai funcionar. E na hora de organizar, será muito mais demorado e trabalhoso.

O ideal é realizar uma arrumação eficiente a cada mês. E pequenos hábitos de organização diários. Assim, as tarefas não se acumulam demais.

Desapegue do Que Não Usa Mais

quarto roupas bagunçaApesar de ser angustiante para algumas pessoas, livrar-se do que não usa mais é fundamental para manter a casa em ordem. A grande desculpa é a de que ainda podem precisar daquilo que já não lhe serve mais.

Se você realmente sente que poderão existir ocasiões em que precisará de um objeto, guarde-o num local de pouco acesso. Libere o espaço para o que realmente está constantemente em uso.

Mas se aquilo está lá no fundo do armário ou gaveta por mais de um ou dois anos, passe para frente. Evitar jogar fora, diretamente no lixo, causa menos desconforto se você é uma pessoa apegada demais.

Dar para amigos ou familiares as roupas e objetos que não usa mais é mais reconfortante. O item continua na sua roda de conhecidos – e sendo útil para essas pessoas.

Bazares presenciais e online também são uma ótima saída. Dá a sensação de continuidade do objeto, e não seu fim. Além disso, você pode faturar algum dinheiro com o dinheiro que for pago pelas suas coisas.

Doação para pessoas carentes também é um grande motivador.

A Organização da Casa Precisa Ser Funcional

Não adianta definir os lugares aonde deseja guardar cada item se não forem práticos. Em outras palavras, se precisar tirar coisas da sua frente para alcançar o que quer, já estará produzindo bagunça.

Tudo o que você usa com mais frequência deve estar mais à mão do que aquilo que é buscado mais raramente. Seu esquema de organização precisa trabalhar a seu favor, não contra.

No seu banheiro, por exemplo, pasta e escova de dentes estão sempre juntas, perto da pia. Produtos de banho estão dentro do box e o secador de cabelos em alguma gaveta próxima a um espelho. Não é mesmo?

Similarmente, aplique a mesma regra da funcionalidade em outros cômodos. Mantenha bolsas que usa com menos frequência nas prateleiras mais altas do closet. As mais usadas, penduradas em ganchos – sempre bem visíveis e fáceis de retirar para usar.

Seu home office deverá ser organizado dentro da mesma regra. Mantenha os objetos mais usados à mão e guarde os menos usados em gavetas inferiores ou fundo de armários.

Aprenda a Usar Caixas e Organizadores

quarto toalhasCaixas e organizadores podem ser ótimos… para quem sabe usá-los. A maneira mais fácil de acertar é planejar o que precisa de um espaço melhor definido para evitar a bagunça. E só depois disso sair para comprar esses acessórios.

Afinal, é preciso saber aonde essas caixas e organizadores vão ficar. Qual as dimensões que precisam ter, quanto peso deverão suportar. Ou seja, não se deve comprá-los e apenas depois ver o que fazer com eles. É o contrário.

O próximo passo, que vai exigir mais disciplina da sua parte, é sempre guardar os objetos de volta em seus respectivos organizadores assim que deixar de usá-los.

Organize a Papelada

Papéis: parece que se multiplicam sozinhos. Guardamos coisas que na hora parecem importantes mas rapidamente perdem a relevância. O segredo é lidar com eles na hora que chegam.

Afinal, sem isso, se acumularão em gavetas, ocupando espaço desnecessário.

Os organizadores da papelada são as pastas. Uma sanfonada, dividida em doze partes para cada mês do ano. Esta vai abrigar as contas que chegam e já foram pagas.

Contas a pagar devem ficar num nicho só para elas. O nicho devem ficar num local visível, como sobre a mesa do home office ou outra escrivaninha. Dentro de gavetas as contas se escondem – e você perde o prazo para pagá-las.

Outros documentos devem ser guardados em pastas por assunto. Para facilitar, sempre que possível fotografe ou escaneie a papelada, criando um arquivo digital e se livrando do papel físico.

Mas atenção: isso não vale para documentos pessoais, como certidões de nascimento, casamento, óbito, passaportes, título de eleitor, carteira de trabalho, escrituras de imóveis, documentos do carro e outros.