Como Estimular a Criança a Ler

Escrito por

Estimular a criança a ler sempre foi um assunto sério para pais e educadores. Ele ganha ainda mais relevância nesta era de conteúdos audiovisuais e jogos via internet. A leitura é essencial na construção de vocabulário, expressão de ideais, criatividade e interpretação de textos. Sem esse hábito a criança terá mais dificuldade, inclusive, de entender qualquer assunto com precisão. Aprenda a estimular seu filho a se tornar um bom leitor.

Dê o Exemplo

A criança tende a assimilar comportamentos dos pais. Deixe seu filho vê-lo lendo frequentemente. Puxe conversa sobre a história do seu livro. Deixe que ele faça perguntas a respeito e convide-o para ler um parágrafo com você.

Em seguida, peça para ele explicar com suas próprias palavras o que leu. Pergunte a ele se quer um livro sobre um tema que ele goste. Leia com ele.

Faça um Cantinho de Leitura Infantil

Crie um lugar bem confortável onde o pequeno tenha livre acesso a livros adequados a sua faixa etária. Arrume-os em prateleiras que estejam a seu alcance.

Coloque ali uma boa luminária e uma poltrona atraente. Decore o cantinho com objetos divertidos e gravuras.

Você também pode providenciar uma mesinha e estimulá-lo a criar seus próprios livrinhos, escrevendo o texto e ilustrando.

Crie um Clube do Livro

Converse com outros pais que desejam estimular a leitura nos filhos e monte com eles um clube do livro.

Os encontros podem ser semanais, especialmente aos sábados ou domingos, que são dias mais calmos.Os adultos podem trocar ideias sobre livros interessantes e criar uma lista do que pode ser lido por todos e discutido no clube.

Se esta for a proposta, peça para que leiam suas partes preferidas, falem sobre os personagens e tudo mais.

Escolha uma semana do mês para que cada criança leia um livro de sua escolha e faça um resumo da história no dia da reunião.

Visite Livrarias e Bibliotecas

Quando estiver indo às compras com seu filho, nunca deixe de parar numa boa livraria. Quanto maior, melhor. Se o lugar dispuser de uma área infantil, ainda melhor.

Deixe a criança explorar à vontade, pegar os livros, folheá-los. Provavelmente existirá pufes ou cadeiras para sentar-se. Ela se interessou por alguma coisa? Não atrapalhe.

Se seu filho não demonstrar muito interesse por nada, dê uma mãozinha. Pegue você mesmo um livro e mostre para ele como é divertido. Convide-o para explorá-lo com você.

O mesmo pode ocorrer numa biblioteca pública da sua cidade. Mas no final das contas, caso a criança queira levar algum exemplar para casa, ao invés de comprar você vai pegar emprestado.

Entenda do que seu Filho Gosta

Busque descobrir quais assuntos atraem a criança. Se ela já possui gostos definidos, como histórias de naves espaciais, dinossauros ou unicórnios, adquira histórias similares.

Entenda, também, qual o formato de livro que ela mais passa tempo explorando. Pode ser desde um almanaque ilustrado com culturas do mundo, por exemplo, um livro de receitas até um clássico, com muito texto e poucas ilustrações.

É importante que ele fique livre para escolher o formato, independente do que você quer para ele. E ler nunca deve ser uma obrigação. É por isso que este artigo existe.

Também não a obrigue a terminar o livro rapidamente. Permita que ela leia aos poucos. E não exija que ela leia tudo sozinha: você pode fazer parte desse momento e ler com ela.

Explore o que o Livro Oferece

Uma ótima maneira de engajar as crianças na leitura é passar naquelas lojinhas que existem em museus, jardins botânicos, planetários e zoológicos. Ali sempre existem livros sobre o que foi visto.

A história se passa numa cidade real? Procure-a com a ajuda do Google Maps. Fale da época em que o livro foi escrito, mostrando imagens com as roupas e os lugares daquele tempo. O que estava acontecendo no lugar da história então?

Procure informações sobre o autor. Sua personalidade, aonde nasceu, quantos anos tem e o que mais escreveu. Possivelmente a criança poderá se interessar por outros títulos do escritor.