Como Escolher sua Chaleira

Escrito por

A chaleira serve não apenas para aquecer água para fazer chá ou café. Ela também aquece água para preparar mamadeiras, ovos cozidos, arroz e complementar outras receitas – além de ajudar a retirar restos de comida das panelas na hora de lavar a louça. Conheça a seguir alguns tipos de chaleiras e acerte na sua escolha na hora de comprar.

Chaleiras são como panelas: possuem diferentes modelos e funcionalidades. Saiba mais.

Chaleiras em Inox: Muito Populares

As chaleiras mais comuns de encontrar são as de inox. São simples, com preços mais em conta, leves e resistentes à oxidação. Aquecem a água com rapidez e podem vir com ou sem apito para indicar a temperatura ideal do líquido.

Algumas, com design mais refinado, podem ser mais caras. Aliás, chaleiras são um objeto muito explorado pelos designers de todo o mundo. Algumas versões de chaleiras inox podem ser coloridas.

Chaleiras Esmaltadas: Sofisticadas

chaleira esmaltadaUm dos trunfos das chaleiras esmaltadas é sua aparência. Ela pode ir direto do fogão para uma mesa bem posta – vai encantar quem estiver presente.

Aliás, pode ser aquecida em diferentes fontes de calor além do fogão à gás. Suporta o fogão elétrico, elétrico radiante, vitrocerâmico e por indução. Bastante versátil.

Feitas de aço e coberta com esmalte, ela é fácil de limpar e muito resistente. Vem em diversas cores. No entanto, só aceita o aquecimento de água. Outros líquidos devem ser evitados.

Chaleiras de Ferro, de Cerâmica e de Vidro

Chaleiras de Ferro

Chaleiras de ferro não liberam toxinas no líquido. Na verdade, fornecem suplementação de ferro para o organismo, sendo, assim, nutritivas.

chaleiras de ferroConservam bastante bem o calor e, por conta de seu peso, são estáveis. São usadas em qualquer tipo de fonte de calor, não quebram nem deformam.

Chaleiras de Cerâmica

Já as chaleiras de cerâmica são totalmente resistente a choques térmicos e também vai ao microondas. Conserva bem o calor e é atóxica, mas podem quebrar caso caiam.

Chaleiras de Vidro

O mesmo cuidado devem ser reservado às chaleiras de vidro. No mais, são altamente eficientes, atóxicas e térmicas.

Elas possuem uma versão com filtro, que fica bem em seu centro e acomoda ervas de chá. A água quente ao redor, que permeia o filtro, faz o resto do trabalho.

Chaleira de vidro temperado com inox: Esse modelo é super moderno. A base da chaleira é feita em inox ou ferro e a tampa é de vidro temperado, perfeito para aguentar altas temperaturas do fogão. Essa chaleira você encontrará modelos com o famoso apito ou chiado, para avisar que a sua água está começando a ferver.

Chaleiras Elétricas: em Ascensão

chaleira elétricaNum mundo altamente tecnológico, as chaleiras não poderiam ficar de fora. Sua versão elétrica é muito prática. A água aquece com grande velocidade – e é possível, inclusive, pré-programar o equipamento para uma temperatura específica.

Você não precisa ficar supervisionando o aquecimento do líquido. Elas desligam sozinhas assim que esquentam conforme programado. Algumas possuem, ainda, o modo “Keep Warm”, que mantém a água na temperatura final durante mais tempo.

Chaleiras elétricas de vidro são transparentes: você pode visualizar o movimento da água conforme ela é aquecida. Suporta até um litro de líquido, que também incluem café pronto, chá ou mesmo sopas.