A chaleira serve não apenas para aquecer água para fazer chá ou café. Ela também aquece água para preparar mamadeiras, ovos cozidos, arroz e complementar outras receitas – além de ajudar a retirar restos de comida das panelas na hora de lavar a louça. Conheça a seguir alguns tipos de chaleiras e acerte na sua escolha na hora de comprar.[clear]
Chaleiras são como panelas: possuem diferentes modelos e funcionalidades. Saiba mais.
[h2 type=”2″ width=””]Chaleiras em Inox: Muito Populares[/h2]
As chaleiras mais comuns de encontrar são as de inox. São simples, com preços mais em conta, leves e resistentes à oxidação. Aquecem a água com rapidez e podem vir com ou sem apito para indicar a temperatura ideal do líquido.
Algumas, com design mais refinado, podem ser mais caras. Aliás, chaleiras são um objeto muito explorado pelos designers de todo o mundo. Algumas versões de chaleiras inox podem ser coloridas.
[h2 type=”2″ width=””]Chaleiras Esmaltadas: Sofisticadas[/h2]
Um dos trunfos das chaleiras esmaltadas é sua aparência. Ela pode ir direto do fogão para uma mesa bem posta – vai encantar quem estiver presente.
Aliás, pode ser aquecida em diferentes fontes de calor além do fogão à gás. Suporta o fogão elétrico, elétrico radiante, vitrocerâmico e por indução. Bastante versátil.
Feitas de aço e coberta com esmalte, ela é fácil de limpar e muito resistente. Vem em diversas cores. No entanto, só aceita o aquecimento de água. Outros líquidos devem ser evitados.
[h2 type=”2″ width=””]Chaleiras de Ferro, de Cerâmica e de Vidro[/h2]
[h3 type=”2″]Chaleiras de Ferro[/h3]
Chaleiras de ferro não liberam toxinas no líquido. Na verdade, fornecem suplementação de ferro para o organismo, sendo, assim, nutritivas.
Conservam bastante bem o calor e, por conta de seu peso, são estáveis. São usadas em qualquer tipo de fonte de calor, não quebram nem deformam.[clear]
[h3 type=”2″]Chaleiras de Cerâmica[/h3]
Já as chaleiras de cerâmica são totalmente resistente a choques térmicos e também vai ao microondas. Conserva bem o calor e é atóxica, mas podem quebrar caso caiam.
[h3 type=”2″]Chaleiras de Vidro[/h3]
O mesmo cuidado devem ser reservado às chaleiras de vidro. No mais, são altamente eficientes, atóxicas e térmicas.
Elas possuem uma versão com filtro, que fica bem em seu centro e acomoda ervas de chá. A água quente ao redor, que permeia o filtro, faz o resto do trabalho.
Chaleira de vidro temperado com inox: Esse modelo é super moderno. A base da chaleira é feita em inox ou ferro e a tampa é de vidro temperado, perfeito para aguentar altas temperaturas do fogão. Essa chaleira você encontrará modelos com o famoso apito ou chiado, para avisar que a sua água está começando a ferver.
[h2 type=”2″ width=””]Chaleiras Elétricas: em Ascensão[/h2]
Num mundo altamente tecnológico, as chaleiras não poderiam ficar de fora. Sua versão elétrica é muito prática. A água aquece com grande velocidade – e é possível, inclusive, pré-programar o equipamento para uma temperatura específica.
Você não precisa ficar supervisionando o aquecimento do líquido. Elas desligam sozinhas assim que esquentam conforme programado. Algumas possuem, ainda, o modo “Keep Warm”, que mantém a água na temperatura final durante mais tempo.
Chaleiras elétricas de vidro são transparentes: você pode visualizar o movimento da água conforme ela é aquecida. Suporta até um litro de líquido, que também incluem café pronto, chá ou mesmo sopas.