Como Escolher um Purificador de Água

Escrito por

Dentre os tipos de filtros destaca-se a categoria do purificador de água. Ela trata a água de forma a garantir um ainda maior nível de pureza. O combate às bactérias e a redução do nível de cloro da água são dois de seus pontos fortes. Confira a seguir as características que o mercado já oferece, veja se possuem o selo Inmetro e escolha o melhor para você.

Purificadores de Água: Modelos Mais Simples

Os modelos mais simples de purificadores de água sequer necessitam de energia elétrica e são os mais compactos. Por outro lado, eles não gelam o líquido.

Outros chegam a ter tripla filtragem da água e até mesmo torneira articulável. Alguns permitem, ainda, uma troca simples de refil que o próprio consumidor é capaz de executar.

Os mais sofisticados dentro dos simples chegam a sete níveis de filtragem: da retenção de barro, ferrugem e micropartículas até a reposição de cálcio e potássio.

Purificadores de Nível Intermediário

purificador aguaAqui entram os purificadores que oferecem comando para gelar a água. Eles podem ser tanto de parede quanto de bancada. E podem funcionar tanto por energia elétrica quanto por bateria.

Um dos modelos mais versáteis permitem que a bica seja removida, de modo a facilitar sua limpeza e encher panelas, jarras e copos mais altos.

Outros possuem avisos luminosos que avisam que está na hora da troca do filtro. Vários deles permitem que você mesmo faça isso, dispensando visitas técnicas.

Nesta categoria também é possível encontrar purificadores ecológicos, com filtragem que utiliza minerais como dolomita, quartzo e carvão ativado impregnado com prata.

Há purificadores com duas torneiras diferentes, cada uma dedicada à água natural e à água gelada. Outros possuem refrigeração por placa eletrônica, que é mais silenciosa mas demora mais para esfriar o líquido.

Aliás, existem modelos que oferecem três temperaturas diferentes de água. Eles costumam ser mais compactos e mais indicados para quem mora sozinho.

Purificadores de Água Sofisticados

copo d´águaPurificadores avançados reúnem as funcionalidades já mencionadas e algumas outras. A maior parte deles conta com o selo Saúde C-1 do Inmetro, que indica purificação máxima da água.

Alguns possuem termostato ajustável entre 5 e 12°C e capacidade de armazenar a partir de dois litros de água. Isso é ótimo, pois ele continua fornecendo água mesmo com queda de energia elétrica.

A filtragem pode ocorrer, também, por compressão à gás. Que gela a água muito mais rapidamente. Outros possuem misturador, que temperam a água no momento em que é servida.

Apesar de mais caros, purificadores mais sofisticados podem possuir sistemas econômicos de refrigeração, economizando em até quatro vezes a energia gasta.

E no combate às bactérias, germes, cloro e até mesmo odores, procure por modelos com lâmpada ultravioleta.